BLOG

Home / Blog / Entenda de uma vez o que é um barco a motor e suas principais características

Entenda de uma vez o que é um barco a motor e suas principais características

Na atualidade, onde a tecnologia atingiu e revolucionou todas as áreas do mundo, os barcos acabaram ganhando uma maior visibilidade de toda a população, ainda mais quando paramos para analisar a sua acessibilidade, que se tornou bem mais prática e fácil do que há alguns anos. Com isso, um barco a motor tem apresentando uma quantidade de procura jamais imaginada antes.

 

Infelizmente, por se tratar de um assunto pouco discutido, existe uma grande parcela da população que desconhece completamente a definição e principais características deste tipo de barco. Vale dizer que boa parte destas pessoas acabam não enxergando grandes diferenças entre um barco a motor e um barco a remo.

 

Este ponto deve ser mudado o mais breve possível, principalmente para aquelas pessoas que desejam adentrar mais a fundo neste vasto mundo de barcos e navegação. Portanto, se você realmente deseja aprender tudo que diz respeito a um barco de motor, é fundamental que você preste muita atenção em todas as informações a seguir.

O que é um barco a motor?

De forma geral, como o próprio nome entrega, um barco a motor se trata de um dos milhares tipos de embarcações existentes na atualidade, sendo uma evolução dos famosos barcos a remo, já que a tecnologia possibilitou com que esses barcos se movessem sem o mínimo de esforço humano, além de aumentar a potência dos mesmos.

 

Vale dizer que estes barcos apresentam 2 tipos distintos de motores, algo que você poderá conhecer melhor mais abaixo. Com isso, caso você esteja a procura de um barco para pesca, lazer ou esporte, que não entrará em regiões de alta profundidade, um barco com motor de popa é a opção perfeita para você! Porém, não se esqueça de correr atrás da Habilitação marítima.

 

Como funciona o motor de um barco?

Mesmo sabendo a definição, é um fato que muitas pessoas desconhecem o funcionamento de um barco com motor, algo que também deve ser mudado, já que este conhecimento acaba auxiliando em inúmeras situações em meio ao mar.

 

Felizmente, a explicação sobre o funcionamento desses barcos é extremamente simples. Assim como os remos, as hélices presentes nos motores têm um contato direto com a água, e por conta do seu movimento, a água acaba sendo empurrada para trás, enquanto o barco é levado para frente. Esta ação acaba sendo explicada pela lei da ação e reação de Newton.

Tipos de motor de popa de barco

Como citado, existem 2 tipos distintos de motores para um barco. Como a maioria dos barcos procurados são de pequeno porte, trouxemos somente os tipos de motor de popa de barco, já que eles possuem uma maior acessibilidade e fama na atualidade.

Barco com motor de popa de 2 tempos

A primeira opção é o motor de popa de 2 tempos, que mesmo apresentando uma nomenclatura “inferior” sobre o motor de 4 tempos, ele ainda é o mais silencioso e veloz dentro do mercado de barcos. Ele costuma ser comercializado em barcos de pesca, já que seus benefícios acabam influenciando positivamente as pescas. 

Vale dizer que eles também costumam apresentar um peso menor, já que a sua estrutura é mais simples, não apresentando válvulas ou escapamentos. Se você está em busca de um barco para lazer e pesca, pode ter certeza que esta é a melhor opção atual dentro do mercado para estas situações.

 

Barco com motor de popa de 4 tempos

Considerados como os motores mais modernos e com uma tecnologia mais desenvolvida, os motores de popa de 4 tempos costumam apresentar injeção eletrônica, gastam menos combustível quando comparados com os motores de 2 tempos e ainda poluem menos o meio ambiente.

Vale dizer que mesmo tendo um custo maior, estes motores possuem uma potência menor, mas com certeza farão você gastar menos ao longo do tempo, e suas tecnologias acabaram lhe auxiliando em determinadas situações.

Qual escolher?

Por fim, muitas pessoas acabam sentindo certas dúvidas na hora de escolher o barco com motor que irão adquirir, seja um de 2 tempos ou um de 4 tempos. Bom, para conseguir fazer esta escolha, é necessário analisar com calma os seus objetivos.

Se você pretende utilizar o barco uma vez ou outra mais no intuito de lazer, com certeza o barco com motor de 2 tempos será a melhor escolha para você, entretanto, caso você pretenda utilizar o barco frequentemente, a economia que o barco a motor de 4 tempos entrega é uma característica bem chamativa.

×

Olá!

Apresente-se para iniciarmos nossa conversa no Whatsapp.

× Chamar no WhatsApp!