central de atendimento: 018 3223 9090 | 018 99662 9099

Motor de Popa: todas as informações que você precisa

Destaque para um motor de popa em uma água

Se você tem ou pensa em adquirir aquela embarcação dos sonhos, então provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o Motor de Popa, afinal esse é o mais popular entre os motores para barcos. 

Muito além da sua popularidade, esse tipo de motor garante potência e conforto para toda navegação, independente do seu tipo de embarcação

Quer saber tudo sobre o motor de popa e encontrar o ideal para suas novas aventuras? Então siga essa leitura e encontre todas as informações. 

 

O que é um motor de popa? 

Ideais para equipar veículos náuticos como lanchas, botes e barcos de pequeno porte, o motor de popa é um tipo de propulsor localizado na parte traseira das embarcações, a popa, por isso possui esse nome. 

Em geral, existem muitas características que diferenciam este de outros tipos de motores existentes no mercado, sendo algumas delas: 

 

  • potências variadas, a partir de 3 HP até 600 HP;
  • mais leve que outros motores com a mesma potência;
  • uso do sistema TRIM, útil para alterar o ângulo do eixo da hélice em relação ao barco, podendo ser elevado até a saída da água;
  • é mais comum em embarcações menores, de até 24 pés; 
  • pode ser de dois ou de quatro tempos
  • a maioria das opções é movida a gasolina.

 

Além disso, esse é um motor que fica à mostra na embarcação, por isso os fabricantes costumam buscar por inovações de design, para garantir harmonia à carroceria dos barcos.

 

Qual a diferença entre motor de popa dois tempos e quatro tempos?

Como citamos brevemente acima, no mercado náutico podemos encontrar motores de 2T ou 4T. Onde cada um deles possui seus diferenciais, especialidades e recomendações, diante de alguns aspectos como potência, performance e preço. 

Motor de popa 2 tempos 

Os motores de 2 tempos são sinônimos de potência e esportividade, além de se destacarem pela alta durabilidade e economia de combustível. 

A sua construção simples, utilizando apenas duas rotações do pistão para executar as tarefas de admissão, explosão e exaustão, faz com que esse modelo seja comum entre pescadores amadores ou pessoas que utilizam embarcações para fins de lazer. 

A manutenção costuma ser simples e barata, já que eles contam com menos peças exigindo substituição. 

Motor de popa 4 tempos 

Desenvolvidos para maior foco em uso profissional, os motores de 4 tempos são mais complexos e com maior emprego de tecnologia, passando por quatro etapas de funcionamento — admissão, compressão, combustão e escape.

Eles ainda são mais econômicos e menos nocivos à natureza, pois emitem uma quantidade baixa de poluentes em relação aos motores 2T.

Para manter o bom funcionamento, são necessários alguns cuidados preventivos periódicos, como a troca do óleo do cárter, o ajuste das válvulas e a inspeção da correia dentada, substituindo-a se necessário. 

 

Qual é a melhor marca de motor de popa?

Existem muitos fabricantes de motores para barco no mercado náutico e, entre eles, podemos citar dois grandes destaques no mercado nacional, sendo Yamaha e Mercury. 

Yamaha 

A empresa japonesa é uma das maiores do segmento, com uma linha completa de motores de popa de alto desempenho e confiabilidade, disponibilizando motores eficientes e de fácil manutenção, além de assistência técnica presente em todo o país.

Mercury

Os motores de popa da fabricante americana também são muito bem reconhecidos, principalmente pela inovação de seus produtos, ampla variedade de opções e aplicações.

Apesar de que o reconhecimento seja uma característica importante na hora de escolher um motor de popa para a sua embarcação, ainda é necessário considerar outras informações importantes como:

  • Tamanho e tipo de embarcação: os barcos menores podem ser equipados com motor de popa;
  • Tipo de navegação: se for pescar em águas abrigadas de rio ou mar, o mais indicado é o motor de popa;
  • Tipos de eixo de transmissão: as lanchas acima de 30 pés com um ou dois centro-rabetas, podem usar a transmissão em linha;
  • Potência adequada: ao comprar uma embarcação, geralmente o fabricante irá indicar que tipo de motorização e potência são indicados, levando em consideração a capacidade de carga, número de passageiros e uso pretendido;
  • Combustível: avalie qual tipo de combustível se adapta melhor às suas necessidades e preferências, além do seu nível de consumo em diferentes velocidades;
  • Tecnologia e recursos: alguns motores contam com injeção eletrônica, tornando-o mais eficientes, enquanto outros podem dispor de partida elétrica, sendo mais simples de utilizar;
  • Manutenção e assistência técnica: verifique se o motor tem assistência técnica disponível na sua região e o quão fácil é encontrar as peças de reposição;
  • Orçamento: verifique o quanto você poderá gastar com o motor. Não pense apenas no custo de aquisição, mas também nos gastos contínuos, como manutenção e combustível.

Qual a vida útil de um motor de popa?

Um motor em bons estados de conservação pode durar aproximadamente 1.500 a 2.000 horas de uso, o que corresponde a bastante tempo, como, em média, 10 anos se utilizado da forma correta.

Sempre que você acaba de usar seu motor de popa, por exemplo, o ideal seria limpá-lo, caso mesmo vá ficar parado por algum tempo, seja o equipamento usado em água doce ou salgada, garantindo uma melhor durabilidade e desempenho. 

Confira algumas dicas:

1- Limpeza

A limpeza é essencial antes de guardar seu barco, seja a navegação feita em água doce (por conta dos resíduos presentes no fundo de lagos e represas) ou em águas do mar.

Qualquer tipo de resíduo pode danificar absolutamente os seus componentes internos. Por isso, use sempre água doce para “adoçar” o motor, para impedir que qualquer resíduo insalubre possa ficar ali.

2- Cheque os vazamentos 

Analise com muito cuidado todo o sistema de alimentação de combustível, observando também os lubrificantes.

Ter vazamentos nesses componentes poderá atrapalhar muito o uso do barco, ou, até mesmo, causar danos maiores que necessitarão de maior atenção em algum momento futuro.

Por isso, caso identifique algum problema, busque resolver de imediato, o levando a uma oficina especializada.

3- Retire a gasolina do tanque

Após alguns dias de armazenagem no tanque, a gasolina não só perde suas propriedades como também começa a prejudicar os filtros, bicos, injetores e todo o sistema de alimentação da sua embarcação. 

Por isso, caso o seu barco vá ficar sem uso por determinado tempo, armazene o combustível em algum recipiente ou utilize-o em outro veículo. 

4- Verifique e Lubrifique

Verificar e lubrificar o motor também é uma etapa importante, mas não se esqueça de fazer isso com um produto indicado pelo fabricante do modelo de motor que você tem no seu barco, ajudando a protegê-lo enquanto estiver parado. 

 

Quais os diferenciais do motor de popa?

Entre os mais diferentes motores para se equipar uma embarcação, o motor de popa ganha grande destaque com suas inúmeras vantagens e diferenciais. 

Altura do motor e profundidade de navegação

Para quem pretende navegar constantemente em regiões de baixa profundidade, o motor de popa é mais recomendado, podendo ser completamente elevado e até mesmo retirado da água se necessário.

Preço

Apesar do preço dos motores de popa serem, em média, igual ao de outros motores como, por exemplo, os centro-rabeta, com eles ainda é possível sair em vantagem em relação às revisões e manutenções, sendo até 20% mais baratas.

 

Além disso, os motores de popa menores, como os de 2 tempos, possuem valores mais acessíveis em comparação aos de outros modelos.

Design e layout

Por estar localizado ao lado de fora do casco da embarcação, mais especificamente na popa do barco, o motor de popa não só poupa espaços à bordo, como também contribuem com a beleza e harmonia da carroceria das embarcações, visto o grande investimento dos fabricantes nesse diferencial. 

Peso e potência 

O peso de um motor de popa pode ser até quatro vezes mais leve que um motor de centro com a mesma potência. Além disso, essa enorme diferença de peso resulta em maiores velocidades e também no menor desgaste do motor.

Como escolher um bom motor de popa?

Agora que você já sabe tudo sobre o motor de popa, chegou a hora mais esperada: garantir o ideal para a sua embarcação.

Para isso, é importante analisar algumas variáveis que poderão impactar diretamente na escolha do motor e ganhar em agilidade e força, como:

 

  • Potência do seu motor: valide se o motor escolhido é adequado para a atividade desejada. Afinal, cada um possui uma potência específica, por exemplo, o motor de popa vai de 3 a 400 HP;
  • O tipo de água que irá navegar é outro detalhe de extrema importância, pois há motores que não são indicados para navegar na água do mar, devido à corrosão causada pelas águas salgadas;
  • A quantidade de motores é outro fator a ser avaliado, pois barcos grandes podem exigir dois ou mais motores. Afinal, qual o tamanho da sua embarcação?;
  • Consumo de combustível também deverá ser um fator determinante. Por isso, tenha em mente qual é o seu consumo e se ele cabe no seu orçamento.

 

Por fim, e não menos importante, também é necessário considerar a procedência e conservação do motor, além de garantir que essa aquisição seja realizada com vendedores experientes e de confiança. 

 

A Oeste Marine, oferece os melhores e mais tecnológicos modelos em motor de popa, contando com os maiores nomes do mercado náutico. Acesse o site e confira nossas melhores opções. 

Compartilhe
Conteúdos Relacionados
Selecionados para você