central de atendimento: 18 3223 9090 | 18 99662 9099

Motores de embarcação: conheça os principais tipos e marcas

Lancha focker 330 andando pelas água.

Os motores de embarcação são extremamente importantes e, por isso, devem ser escolhidos com atenção. É indispensável entender as orientações do próprio fabricante do seu barco e também considerar onde você irá navegar, a quantidade de passageiros e a frequência de uso.

Como existem diferentes tecnologias no mercado, montamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre os motores de embarcação. Veja em detalhes. 

Como funciona o motor de um barco?

O funcionamento do motor de barco dependerá do modelo e da tecnologia empregada. Geralmente, um combustível (que pode ser fóssil ou até elétrico) irá criar energia para movimentar a hélice ou outro elemento, fazendo com que o barco se desloque.

O motor usa a hélice para levar a água para trás e, assim, impulsionar o barco para a frente.

Essa é uma mecânica bem simples, mas, dependendo do modelo, o funcionamento interno pode ser levemente diferente.

Por isso, você encontra motores de barcos de diferentes tamanhos e com tecnologias variáveis. Capazes de movimentar embarcações de vários tamanhos.

Quais os tipos de motores de embarcação?

Os motores de embarcação podem variar entre: motor de popa, centro rabeta, centro com eixo, hidrojato e elétrico. O funcionamento e as indicações de cada um são variáveis. Conheça mais os detalhes.

Motor de Popa

O motor de popa é um dos mais conhecidos do mercado. Em geral, ele é indicado para barcos e lanchas menores (até 26 pés). Ele tem esse nome porque fica acoplado à popa do barco. 

Você encontra motores 2 tempos, com carburador ou injeção eletrônica, e 4 tempos, somente com injeção eletrônica.

Há um tempo, somente era possível encontrar motor de popa movido a gasolina. Mas, hoje, já existem também os modelos elétricos e híbridos (movidos a gasolina ou eletricidade). 

O inconveniente é que o motor de popa costuma ocupar espaço no barco. E, se você tiver uma lancha maior, ou precisar de mais potência, terá de usar mais de um motor de popa.

Motor de centro-rabeta

O motor de centro-rabeta fica no centro do casco da embarcação. O motor fica dentro do barco e, do lado de fora, apenas estão posicionadas a hélice e a rabeta.

Esse posicionamento é uma das grandes vantagens. Primeiro porque libera mais espaço interno na embarcação. E, segundo, porque ajuda a aumentar a potência. 

Por isso, o motor de centro-rabeta é indicado para inúmeros tipos de embarcações, incluindo barcos de pesca e veleiros, entre 24 a 40 pés.

Todos esses são motores 4 tempos, com potências mais altas do que o motor de popa.

Motor centro com eixo

O motor centro com eixo é um dos mais potentes do mercado. Assim, sua indicação é para embarcações maiores (acima de 40 pés). 

Esse motor fica totalmente na parte interna do barco e é acoplado a um eixo e à hélice, que também ficam externos, mas localizados dentro da água.

O motor centro com eixo somente é vendido na versão com injeção eletrônica e pode ser alimentado a gasolina ou diesel. São todos 4 tempos e ideais para lanchas cabinadas maiores, iates e barcos esportivos.

Motor hidrojato

O motor hidrojato é um modelo que funciona sem hélices. É a motorização presente nos jet-skis e em barcos menores.

Esse motor é indicado para quem irá navegar em águas mais rasas e situações tranquilas. Pode ser encontrado em versões de 2 ou 4 tempos.

Ele funciona de modo um pouco diferente, pois usa a pressurização da água na movimentação do barco ou jet ski. É por isso que não tem a necessidade da presença da hélice.

Motor elétrico

O motor elétrico é um motor de popa. Porém, ao invés de trabalhar com gasolina, ele é movido a energia elétrica.

A grande vantagem está no fato de agredir menos o ambiente, por não usar combustível fóssil. Além disso, ele é mais silencioso, o que é uma boa alternativa para quem tem barco de pesca, porque não espanta os peixes.

Quais as melhores marcas de motor de barco?

As melhores marcas de motor de barco são: Yamaha, Mercury, Suzuki, Evinrude, Honda, Toyama e Kawashima. No caso dos motores elétricos, destaque para a Torqeedo e na categoria de barcos menores, a Temo se destaca.

Agora, se você procura outras opções, além de motor de popa, há marcas como: Volvo Penta (motor centro com eixo e centro-rabeta), MAN e CAT (motor centro com eixo).

Veja os detalhes das principais marcas.

Yamaha

A Yamaha é conhecida mundialmente como uma das melhores marcas de motores de barcos, com destaque para a sua linha de motor de popa, embora também tenha boas opções de motor hidrojato.

A marca japonesa existe desde 1955, mas só ingressou no setor de motores em 1960. Hoje ela é uma das mais expressivas no Brasil, com ampla rede de assistência técnica. Outros pontos positivos são o forte pós-venda e o custo menor com manutenções.

Mercury

A Mercury é conhecida internacionalmente como uma das gigantes do setor de motor de embarcações. Ela iniciou suas operações em 1939 e concorre com a Yamaha lado a lado pela liderança mundial.

A marca conta com excelentes alternativas de motor de popa, hidrojato e centro-rabeta.

Entre os benefícios dos motores Mercury estão: excelente custo-benefício, alta tecnologia e preços competitivos, além de serem alternativas muito inovadoras, sendo até mais econômicas que os concorrentes.

Suzuki

A Suzuki é conhecida por sua linha de motocicletas, mas também produz excelentes motores de popa há mais de 5 décadas.

Embora não seja tão popular no Brasil como as duas outras marcas, a Suzuki oferece motores inovadores, com alta potência.

Evinrude

Infelizmente, a Evinrude não produz mais motores de popa. Mas, como é possível encontrar várias opções usadas dessa marca, ela está presente na nossa lista.

A empresa deixou de produzir os motores de embarcações em 2020, porém, ainda existem opções usadas para quem deseja aproveitar as tecnologias inovadoras que a marca costumava trazer ao mercado. Como a injeção direta exclusiva e a diversidade de cores e design.

Conclusão

Como você viu neste artigo, existem inúmeros modelos de motores de embarcação, sem contar a variedade de potências e tecnologias. Por isso, é extremamente importante entender as características do seu barco, os usos que você fará e os locais onde irá navegar.

Assim, será possível escolher o motor certo, com a potência exata para tornar seus passeios, pescarias e aventuras muito mais divertidas.

Procurando por motores de embarcação? Conheça as opções da Oeste Marine!