central de atendimento: 018 3223 9090 | 018 99662 9099

Colete salva-vidas: como escolher o melhor para a embarcação?

Se você ama viver momentos descontraídos em sua embarcação, seja em família ou entre amigos, é indispensável escolher um bom colete salva-vidas para todos a bordo.

O que acontece é que priorizar a segurança é um dos pontos mais importantes na hora da diversão, principalmente, para que os imprevistos não coloquem ninguém em risco e nem acabem com a alegria dos ocupantes do barco.

Atualmente, há uma grande variedade de coletes disponíveis no mercado náutico, a fim de atender às diferentes necessidades e condições de navegação. Portanto, nada de desculpas para não comprar este item de segurança.  

Quer mergulhar no assunto e descobrir qual é o melhor colete salva-vidas para a sua embarcação? Continue conosco até o final! Boa leitura.

Quais são as regulamentações e normas de segurança vigentes?

A legislação vigente prevê o uso obrigatório do colete salva-vidas em pequenas embarcações, lanchas, jet-skis, barcos de médio porte e abertos, navios de passageiros e de grande porte.

Em geral, este item de segurança é obrigatório em todas as embarcações a motor, independentemente da potência.  

Além da embarcação estar sujeita à proibição de navegar e o proprietário ser multado se não possuir o acessório, vale a pena ressaltar que oferecer este tipo de colete é uma precaução simples que pode salvar vidas.

Quais são os tipos de colete salva-vidas?

Existem cinco tipos de coletes salva-vidas reconhecidos pela Marinha do Brasil, classificados de acordo com a sua finalidade e o ambiente em que serão utilizados.

Sendo assim, na hora de escolher o mais adequado para a sua embarcação, é de extrema importância considerar as águas em que costuma navegar.

Classe I:

Esse colete é destinado à navegação oceânica em águas brasileiras ou internacionais, atendendo aos requisitos da Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS). Possui itens obrigatórios de segurança, como gola, refletivos, luz sinalizadora, alça para resgate (lift-loop), cabo liga-náufrago e apito.

Classe II:

Disponível nos modelos canga e jaleco, esse tipo de colete pode ser utilizado em embarcações de mar aberto que operam exclusivamente em águas brasileiras. Também fabricado conforme os requisitos da SOLAS, ele inclui itens obrigatórios como gola, refletivos e apito. 

Classe III:

Também oferecido nos modelos canga e jaleco, esse colete é destinado a embarcações de navegação interior em águas abrigadas, como rios, lagos e beira-mar. Possui itens obrigatórios como gola e apito.

Classe IV:

Projetado para uso durante trabalhos próximos à borda de embarcações ou em situações onde há risco de queda acidental na água. Os itens de segurança obrigatórios variam de acordo com a natureza do trabalho a ser realizado.

Classe V:

Ideal para esportes náuticos de alta velocidade, como jet-ski, esqui aquático e windsurf, além de pesca e pequenos veleiros. Pode ser homologado para uso em embarcações de até 5 metros em mar aberto e até 24 metros em águas abrigadas.

Qual o tamanho correto do colete salva-vidas?

Caso esteja preocupado em garantir o colete salva-vidas do tamanho perfeito tanto para você quanto para sua família, é fundamental levar em consideração o peso e a circunferência do tórax do usuário.

Para deixar esse processo mais fácil, muitos coletes contam com etiquetas ou gráficos de tamanhos que indicam essas informações, ajudando o comprador a se orientar e encontrar o acessório com o ajuste adequado.

Dicas para fazer uma ótima escolha

Quando for escolher, fique atento se o colete salva-vidas envolve firmemente o torso, mas sem causar desconforto ou dificultar a respiração. Também analise se as tiras de ajuste ficam firmes e bem ajustadas, contudo, não excessivamente apertadas.

Se ficar muito grande, ele pode sair facilmente em caso de queda na água, enquanto um muito pequeno pode não fornecer a flutuação adequada. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio entre um ajuste confortável e uma boa flutuação.

Como manter a segurança em um passeio de lancha?

A segurança não deve ser ignorada se quiser curtir os seus passeios de lancha até o último segundo. Pensando nisso, separamos algumas práticas importantes para incorporar quando estiver a bordo.

Uso de colete salva-vidas:

Todos a bordo devem usar coletes salva-vidas adequados, especialmente as crianças e aqueles que não sabem nadar.

Respeite os limites de velocidade:

Mantenha-se dentro dos limites de velocidade estabelecidos e esteja atento às condições do tempo e da água.

Evite o consumo de álcool:

O consumo de álcool pode prejudicar o julgamento e os reflexos, aumentando o risco de acidentes.

Mantenha-se em alerta:

Esteja sempre atento ao seu redor, observando outras embarcações, obstáculos e mudanças nas condições do tempo. 

Segurança das crianças:

As crianças devem ser supervisionadas de perto e instruídas sobre as regras de segurança a bordo. Portanto, evite que fiquem em áreas perigosas, como o convés frontal.

Equipamentos de segurança:

Verifique regularmente a situação dos equipamentos de segurança da embarcação, como extintores de incêndio, boias de salvamento, sinalizadores e rádio de comunicação. Tenha certeza de que estão em boas condições e prontos para uso em caso de emergência.

Agora que você já sabe tudo sobre colete salva-vidas, o que acha de ficar por dentro de outros conteúdos? Explore o nosso blog e se mantenha atualizado sobre o universo náutico! 

Compartilhe
News relacionadas
Selecionados para você