central de atendimento: 018 3223 9090 | 018 99662 9099

Esportes Náuticos: Veja quais são e como praticar

A female rowing with SUP paddle boards along the river

Os esportes náuticos despertam uma profunda sensação de liberdade e conexão com a natureza. De repente, você se vê em harmonia com o ambiente ao seu redor, navegando pelas águas como se fosse parte delas.

Sem sombra de dúvidas, este tipo de prática proporciona experiências verdadeiramente gratificantes e pra lá de especiais. Cada manobra, cada curva e cada salto é uma explosão de energia e emoção, deixando um desejo insaciável por mais aventuras aquáticas.

Atualmente, existem várias categorias de esportes náuticos, cada uma com suas próprias técnicas, equipamentos e níveis de habilidade.

Como sabemos o quanto você ama a adrenalina e preza por uma boa diversão nas águas, ao longo deste conteúdo, vamos explorar os esportes náuticos mais populares. Boa leitura!

Quais são os esportes náuticos praticados com lancha?

Devido à potência e velocidade proporcionadas por uma lancha, uma série de atividades incríveis se tornam possíveis. Confira alguns exemplos abaixo!  

Esqui Aquático:

Este é um dos esportes náuticos mais clássicos e emocionantes para se praticar com uma lancha.

Em geral, a prática do esqui aquático é composta, no mínimo, por duas pessoas. Isso porque é necessário um piloto para dirigir a lancha enquanto a outra pessoa é puxada por uma corda de 18,25 metros.

O piloto controla a velocidade da lancha, que geralmente varia entre 20 e 40 quilômetros por hora, dependendo das preferências do esquiador e das condições da água.

É uma atividade que requer equilíbrio, força e coordenação, além de paciência até pegar o jeito. Mas, com toda certeza, é o tipo de experiência que vale a pena ser vivida.

Wakeboard:

Semelhante ao esqui aquático, o wakeboard é praticado sendo puxado por uma lancha através de uma corda. No entanto, ao invés de esquis, os praticantes usam uma prancha parecida com a de snowboard.

O objetivo é deslizar sobre a superfície da água e realizar manobras enquanto se move ao redor do wake, que é a esteira deixada pela lancha. Logo, os praticantes podem fazer flips, spins e outras acrobacias impressionantes.

Dinâmico e empolgante, este esporte náutico atrai entusiastas de todas as idades, sendo uma excelente maneira de desfrutar do ar livre, sentir a adrenalina da velocidade e experimentar a emoção de deslizar sobre a água.

Wakesurfing:

Quando falamos de esportes náuticos, o wakesurfing é uma modalidade extremamente divertida que tem ganhado popularidade nos últimos anos.

Ele é considerado uma variação do wakeboard, mas com uma abordagem um pouco diferente, visto que não há a necessidade de ser puxado por uma corda o tempo todo.

Os praticantes começam sendo puxados pela lancha, segurando uma corda e depois a soltam, deslizando pela onda criada pela própria lancha.

Além de ser uma sensação única surfar na esteira da embarcação, o surfista pode realizar manobras e truques sem a restrição de estar preso a uma corda. Bem legal, não é?

Flyboard:

Criado em 2011, o flyboard é uma atividade extremamente emocionante que envolve usar um dispositivo especial que se conecta a uma mangueira de água na parte de trás da lancha.

Este dispositivo cria jatos de água poderosos que impulsionam os praticantes para o ar, permitindo que realizem acrobacias incríveis e voem sobre a água como um super-herói.

Pesca esportiva:

O principal objetivo da pesca esportiva é o desafio e a emoção de capturar peixes usando técnicas específicas, equipamentos adequados e estratégias de pesca.

Geralmente, os pescadores praticam o “pegar e soltar”, devolvendo os peixes à água após a captura.

Ao contrário da pesca recreativa, esta modalidade conta com diversas regras e definições bem estabelecidas, variando de acordo com a região, o país e até mesmo o corpo d’água onde a pesca está sendo praticada.

Em muitos estados brasileiros, existem regulamentações que estabelecem o tamanho mínimo dos peixes que podem ser capturados e os limites de captura diários ou sazonais.

Podemos dizer que essas regras visam proteger as populações de peixes, permitindo que eles atinjam a maturidade reprodutiva.

Quais são os esportes na água mais populares?

Se você é apaixonado por água e adora manter o seu corpo em movimento, já pensou em incluir na sua rotina a prática de um esporte aquático?

Existem diversas modalidades que são populares em todo o mundo e que podem fazer parte do seu dia a dia. Confira!

Surfe:

Surfar é um treino completo para o corpo. Quando você está na água, remando para pegar uma onda, você está fortalecendo seus braços, ombros e core.  

Já ao ficar em pé na prancha, equilibrando-se para enfrentar uma onda, você está trabalhando os músculos das pernas e do abdômen.

Este é um esporte que não só ajuda a melhorar a resistência e a flexibilidade, como também é um ótimo exercício cardiovascular.

Natação:

A natação é um dos esportes aquáticos mais populares, podendo ser praticada tanto como forma de exercício quanto como competição em piscinas, mar aberto e águas naturais.

Canoagem e caiaque:

Tanto a canoagem quanto o caiaque são esportes náuticos que envolvem remar em águas calmas ou em corredeiras, sendo ótimas opções para explorar rios, lagos e até mesmo o mar, enquanto se exercita e desfruta da natureza.

Agora que você já sabe tudo sobre esportes náuticos, o que acha de mergulhar em outros assuntos? Desbrave o nosso blog e encontre mais conteúdos incríveis!  

Compartilhe
News relacionadas
Selecionados para você