central de atendimento: 018 3223 9090 | 018 99662 9099

Que nome recebe o lado esquerdo da embarcação: Entenda tudo que diz respeito aos principais termos náuticos

Todo o mercado náutico anda apresentando um grande crescimento e evolução já faz alguns anos, e por conta disso, podemos observar inúmeras pesquisas em relação a que nome recebe o lado esquerdo da embarcação, entre diversas outras.

 

Vale dizer que este nome possui uma grande importância para todos os navegadores, algo que uma pessoa interessada em navegar deve descobrir o mais rápido possível. Se você possui tal desejo, basta prestar atenção nas informações a seguir.

Afinal, que nome recebe o lado esquerdo da embarcação?

De maneira geral, pode-se dizer que o lado esquerdo da embarcação é denominado como bombordo, uma palavra extremamente famosa dentro do Brasil, e mesmo não sabendo nada de embarcações, você com certeza já ouviu ela alguma vez.

Porque utilizam este termo?

Durante as navegações, um dos pontos mais prezados é a comunicação e segurança. Qualquer erro na comunicação pode acabar causando grandes problemas e levando vidas consigo. Por conta disso, diversos termos foram desenvolvidos para melhorar e auxiliar os navegadores a se comunicarem, como por exemplo, o bombordo.

 

Que nome recebe o lado esquerdo da embarcação

Existe algum outro termo além de bombordo para se referir a posições ou locais de uma embarcação? Quais?

Vale dizer que o mundo e mercado náutico são extremamente amplos, e por conta disso, é possível observar uma grande variedade de termos, como bombordo. Contudo, é essencial que você conheça mais a fundo estes termos, não se prendendo somente a que nome recebe o lado esquerdo da embarcação.

Estibordo e boreste

Agora que você já sabe que nome recebe o lado esquerdo da embarcação, você também precisa conhecer o nome que o lado direito da embarcação recebe, que é denominado como estibordo. Vale dizer que muitos navegadores se preocupam com a quantidade de confusões que este termo traz com bombordo, portanto, no Brasil também pode ser utilizado o termo boreste para se referir ao lado direito da navegação.

Proa

Além de bombordo e estibordo, não podemos ignorar o termo “Proa” que também é frequentemente utilizado em meio às embarcações. Este termo se refere à frente do navio ou barco.

Popa

Sendo o termo completamente ao contrário da proa, também temos a popa, que se refere à parte traseira do navio ou embarcação. Este termo é muito usado para se referir a motores.

Ponte de comando 

O local onde a rota é observada, marcado pelo acontecimento das reuniões e onde o capitão da embarcação passa a maior parte do tempo é conhecido e denominado como ponte de comando, um nome que consegue resumir bem o objetivo da estrutura.

 

posto de comando rebocador

Superestrutura 

Além de entender que nome recebe o lado esquerdo da embarcação, também é fundamental que você saiba o que é superestrutura, que é qualquer estrutura localizada acima do convés. Estas estruturas costumam apresentar alojamentos.

Deques 

Muitos navios de grande porte apresentam mais que um andar ou piso, e estes pisos são chamados de deques. Você com certeza já deve ter observado em algum filme, um navio que apresenta o segundo andar ou até uma parte mais abaixo.

Cabine 

A cabine é conhecida pelo local onde os navegadores poderão descansar. Basicamente, é um quarto localizado em algum deque. Vale dizer que um navio pode ter mais que uma única cabine, já que podem existir inúmeros quartos dependendo do tamanho da embarcação.

 

posto de comando navio

Casco 

O casco é uma das partes mais essenciais e importantes de um navio, já que é esta estrutura que faz o contato direto com os mares, possibilitando a flutuação de toda a embarcação. Ou seja, sem tal parte, o navio não conseguiria realizar a sua principal função, que é navegar.

Mastro 

Por fim, mas não menos importante, vale dizer que as embarcações, pelo menos as que possuem vela, também apresentam o mastro, que é um poste localizado bem ao centro do barco, onde as velas são suspendidas e sustentadas.

Contudo, agora pode ser afirmado que você já sabe de tudo que diz respeito ao que nome recebe o lado esquerdo da embarcação, além de todos os outros termos que estão presentes neste meio e qual importância eles possuem. Caso o seu interesse sobre as embarcações tenha aumento, não perca tempo e vá logo adquirir o seu tão sonhado barco junto com a Oeste Marine, a principal loja de veículos náuticos da atualidade.

Que nome recebe o lado esquerdo da embarcação

Compartilhe
News relacionadas
Selecionados para você