BLOG

Home / Blog / Partes do barco: Conheça a fundo todas as partes e termos de um barco

Partes do barco: Conheça a fundo todas as partes e termos de um barco

Se você possui algum interesse por barcos ou navegações, já deve ter notado que cada parte do barco possui o seu próprio nome, algo que deve fazer parte dos seus conhecimentos, principalmente se você deseja participar de alguma navegação um dia. Por conta disso, é possível observar muitas pesquisas em relação às partes do barco na atualidade, já que a popularidade dos barcos cresce a cada dia que passa.

 

Infelizmente, as informações em relação às partes do barco e demais termos presentes na internet ainda são muito escassas, mesmo com o aumento da procura. Por conta dessa escassez, a Oeste Marine decidiu entrar na missão de disponibilizar alguns conhecimentos para a população que deseja adentrar no vasto mundo das embarcações.

 

Contudo, caso você realmente tenha interesse neste mundo, e assim, queira aprender tudo sobre as principais partes do barco, é fundamental que você se atente a todas as informações que serão citadas a seguir.

Entenda o que é bombordo e estibordo

Para começar a falar dos termos e partes do barco, não poderíamos começar citando outra opção além do bombordo e estibordo, que são 2 termos extremamente utilizados dentro das navegações deste a antiguidade, facilitando a comunicação entre os navegadores e evitando os riscos a segurança e enganos.

 

Bombordo é utilizado para se referir ao lado esquerdo de um barco. Sua origem é de Portugal, onde os portos e cidades ficavam localizados ao lado esquerdo das navegações, enquanto no lado esquerdo tinha somente o oceano, trazendo assim, o significado de bom bordo.

 

Já o estibordo, também conhecido como boreste, diz respeito ao lado direito de um barco. Antigamente, este lado era conhecido somente como estibordo, entretanto, por conta das inúmeras confusões que aconteciam entre estibordo e bombordo, o termo boreste foi criado, substituindo o antigo.

 

 

Entenda o que é Proa e Popa

Além do bombordo e estibordo, vale dizer que outros dois termos extremamente utilizados dentro do mundo das navegações, é o de Proa e Popa, sendo fundamental que você conheça mais a fundo.

 

De forma geral, o termo Proa se refere unicamente à parte da frente do barco, sendo outro termo que diz respeito às partes do barco. Enquanto isso, como você já deve ter imaginado, o termo Popa diz respeito à parte de trás. Juntamente com os outros dois termos citados mais acima, estes 4 termos náuticos foram criados e são utilizados desde a época das antigas navegações.

Conheça e entenda as demais partes de um barco

Agora que você já conhece os 4 principais termos que se referem às partes do barco, chegou o momento de conhecer outros 6 termos que também recebem esta classificação, porém, eles não possuem a mesma importância e relevância do que os que já foram citados. Entretanto, se você quer se tornar um verdadeiro navegador, é fundamental que você aprenda todos!

Ponte de comando

Local onde acontece todo o comando da navegação, também denominado como centro de comando.

 

Superestrutura

Qualquer estrutura localizada acima do convés da navegação.

Cabine

A cabine é uma estrutura de dentro do barco. Na maioria dos casos, é um quarto completamente fechado em algum andar do navio.

 

Deques

Os deques se referem aos andares de um navio.

 

Casco

Parte do navio que entra em contato diretamente com a água, ocasionando assim, a flutuação.

 

Mastro

Poste onde as velas acabam se suspendendo.

 

Qual a importância de conhecer todas as partes do barco?

Muitas pessoas, principalmente os navegadores iniciantes, acabam classificando estes termos como inúteis e não dão nenhum valor para eles. Entretanto, esta situação acaba mudando assim que estas pessoas entram em contato com alguma navegação de maior porte, na qual possui mais de um navegador presente.

 

Estes termos não foram criados à toa! Eles existem para auxiliar os navegadores a não se confundir durante as navegações, algo que acontecia com grande frequência antes de sua criação. E vale dizer que erros e confusões durante as navegações podem acabar custando vidas, sendo algo que realmente merece uma maior atenção.

Onde eu posso me informar melhor sobre os barcos e outras navegações?

Caso você realmente tenha criado um interesse maior sobre os barcos e navegações, e assim, quer aprender mais sobre este mundo que apresenta uma grande complexidade e pontos interessantes, recomendamos que você acesse a plataforma da Oeste Marine.

Como foi citado, a internet ainda apresenta um conteúdo extremamente escasso sobre as navegações, algo que a Oeste Marine está em busca de mudar aos poucos! Com isso, você já sabe de tudo que é necessário para entender os termos que dizem respeito às partes do barco.

×

Olá!

Apresente-se para iniciarmos nossa conversa no Whatsapp.

× Chamar no WhatsApp!