central de atendimento: 18 3223 9090 | 18 99662 9099

Iate pequeno, grandes e megaiates: conheça a diferença de cada tipo

3 iates pequenos paradas na luz do dia

Atualizado: 28/11/2023

O iate é o sonho de muitos entusiastas da navegação. Mas, você sabia que dentro da categoria há diferenças entre os barcos? Além do tamanho, como iate pequeno, grande e megaiate, também há opções que variam em termos de motorização e conforto.

Se você está pensando em comprar seu primeiro iate, precisa conferir esse conteúdo completo e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

O que é considerado iate?

Os iates são barcos de grande porte e maiores que as lanchas. Normalmente são usados para navegação em mar aberto. Há modelos movidos à vela e a motor.

Em comparação com outras embarcações, o iate tem a seu favor o fato de ser mais confortável e com uma estrutura maior, permitindo levar mais pessoas a bordo e também fazer passeios mais longos.

Normalmente, são equipados com quartos, banheiros e cozinha, como se fosse uma casa em alto-mar. 

Quais são os tipos de iates?

Como dissemos na introdução, dentro do termo “iate”, há diversos subtipos, que ajudam os navegadores com distintos perfis a encontrarem a embarcação certa. 

Conheça os principais:

  • iate a vela: não tem motor e é impulsionado pela força dos ventos;
  • iate a motor: é a versão motorizada. Embora os mais comuns sejam movidos a motor a diesel, já existem versões híbridas, com motores elétricos e a diesel trabalhando juntos;
  • iate Gulet: é um iate que conta tanto com motor, como com velas. E é o dono que aciona qual sistema deseja usar, dependendo da força do vento;
  • Open Yacht, Cruiser, Express Cruiser e Cabin Cruiser: iates de alto padrão. A diferença entre eles está na velocidade que atingem e no tamanho do espaço interno;
  • iate esportivo: é o modelo usado para a prática de esportes aquáticos e pesca, por isso costuma ser mais potente, atingir maiores velocidades e ser mais estável. Conta com as mesmas estruturas de conforto dos outros modelos;
  • iate de luxo:é um modelo focado no conforto, com excelente espaço interno e diferentes opções de lazer, como saunas, piscinas e academias;
  • iate catamarã: é o maior, mais veloz e mais seguro iate do mundo, sendo o único modelo com 2 cascos.

Categorias

Dependendo da sua forma e função, os iates ainda podem ser divididos em categorias. Como:

  • clássico: iate a motor, geralmente com construção anterior a 1970;
  • sedan: conta com aposentos sem janelas, distribuídos em um único andar e espaço no convés acima do casco;
  • day bridge: é um iate com vários andares bem abertos;
  • pilothouse: este iate é bem maior, com vários decks;
  • sky lounge: a principal característica é a presença da área fechada no topo do barco, cercada de janelas, oferecendo uma linda vista. Alguns modelos podem contar com teto solar;
  • tri decks: é um iate muito grande, com 3 andares fechados.

Quais as diferenças?

Além das diferenças que citamos acima, os iates também podem ser encontrados em tamanhos variáveis. Veja os principais. 

Iate pequeno

Em geral, a partir de 50 pés (ou 15 metros), já é possível considerar o barco como um iate pequeno. 

Os iates pequenos são indicados para navegação em águas menos profundas e próximo da costa, longe do mar aberto.

Como são menores, a estrutura interna dessas embarcações também é reduzida, assim como o número de passageiros que elas comportam. Apesar disso, quando comparado a uma lancha tradicional, oferece muito mais espaço.

Além disso, ao compararmos com as lanchas, o iate menor tem um desempenho maior e velocidade mais alta.

Iate grande

O iate grande, também chamado de superiate, costuma medir mais de 24 metros. Por isso, tem uma capacidade maior com estruturas completas como salas, cozinhas, banheiros, quartos etc.

Existem modelos que contam com ainda mais opções de lazer, como salas de cinema e espaços personalizados. Além disso, são ainda mais potentes e velozes, com excelente estabilidade. E, por isso, podem navegar tranquilamente em mar aberto.

Sua capacidade pode ser superior a 100 pessoas.

Megaiate

Os megaiates são raros no mundo. Eles medem mais de 80 metros. O maior do mundo é o Azzam, com 180 metros de comprimento.

Por serem estruturas gigantescas, claro, eles contam com muitos espaços diferenciados de lazer, como spa, ginásio e ambientes totalmente personalizados.

São ideais para viagens longas, águas mais profundas e distâncias maiores.

Quantas pessoas cabem em um iate pequeno?

Para quem deseja mais conforto e espaço do que uma lancha, um iate pequeno já é suficiente.

Em geral, os modelos menores têm capacidade para 10 a 20 pessoas, dependendo da marca e da distribuição do espaço interno.

Iate pequeno x Lancha: quais as diferenças?

A diferença entre a lancha e o iate pequeno é o tamanho e as estruturas oferecidas pelos barcos.

As lanchas são embarcações menores (até 40 pés), ideais para passeio e prática de esportes. Existem versões com ou sem cabine. E as cabinadas não costumam suportar um número alto de pessoas para a pernoite.

Por isso, as lanchas são mais usadas para navegação costeira, em águas abrigadas. Como são menores, elas são mais ágeis e muito usadas para a pesca ou prática de esportes aquáticos.

Os iates costumam ser embarcações maiores (acima de 50 pés), com uma estrutura de lazer e de conforto maior. Por isso, são mais indicados para viagens e passeios em alto-mar.

Esses barcos têm uma tecnologia superavançada. Eles contam com vários quartos, salas, cozinha, banheiros e recursos como ar-condicionado. Quem quer morar em um barco, pode investir em um iate pequeno sem problemas.

Por isso, a diferença de preços entre os modelos também é comum. As lanchas são mais acessíveis financeiramente do que os iates.

Qual o melhor iate para mim?

Como você viu, existem vários tipos de embarcações e escolher a melhor depende das suas preferências e objetivos.

O iate pequeno costuma ser uma boa alternativa para quem deseja um barco com mais espaço e conforto do que a lancha, além de conseguir navegar com mais tranquilidade em alto-mar e fazer viagens mais longas.

Porém, se você quer uma estrutura de lazer completa e espaço para centenas de pessoas, talvez seja interessante conhecer as versões de superiate e megaiate.

Agora você já sabe tudo sobre os iates? Quer garantir seu iate pequeno? Venha conversar com nossos especialistas e saiba a embarcação ideal para o seu perfil!