central de atendimento: 018 3223 9090 | 018 99662 9099

Quadriciclo: tudo o que você precisa saber antes de comprar um

Um quadriciclo azul e preto

 

Devido a alta busca por novas aventuras e por equipamentos que aguentam o trabalho pesado, o quadriciclo entrou para a lista de veículos dos sonhos de muita gente. 

 

E não é à toa, afinal os quadriciclos são equipamentos bastante robustos, perfeitos para passeios, trilhas e também para trabalhos em fazendas ou sítios. 

 

Apesar de serem potentes em geral e de fácil controle e direção, ainda é preciso conhecer bem as características desse veículo e também as exigências para  pilotar um, antes de sair em busca do seu. 

 

Por isso, siga essa leitura e deixe-nos te contar tudo o que precisa saber sobre esse assunto. 

 

O que é um quadriciclo e qual a sua utilidade?

O quadriciclo é um veículo de quatro rodas, feito para rodar em diferentes tipos de terrenos. Apesar de ser muito parecido com uma moto, devido ao seu modelo tradicional de guidão e posição de pilotar, ambos os veículos possuem suas especificidades. 

 

Também conhecidos como ATV (All-terrain Vehicle), os quadriciclos possuem motores muito potentes e tração em suas quatro rodas, indispensáveis para garantir o melhor desempenho em terrenos difíceis. 

 

Como dissemos, esse tipo de veículo é muito procurado para atividades ao ar livre, como trilhas, corridas, trabalhos pesados em fazendas, entre muitas outras atividades radicais. 

 

O que faz esses veículos serem tão procurados para atividades como essas é, sem dúvidas, a sua potência, facilidade para atravessar riachos, lama, areia e até terrenos rochosos, durabilidade e segurança. 

Quais são os tipos de quadriciclos?

A popularidade dos quadriciclos abriu portas para a variedade de tipos e modelos disponíveis no mercado. 

 

Cada um deles projetado para uma diferente necessidade, desde o lazer ao trabalho. Conheça mais sobre cada um:

Quadriciclos utilitários

Esses costumam ser os modelos mais básicos, normalmente usados como veículos de transporte em áreas internas de fábricas ou fazendas, por exemplo.

Quadriciclos esportivos

Essas versões já são voltadas para quem busca por aventuras, ou realizar trilhas, por exemplo. Seus motores exibem uma potência maior em relação aos demais modelos, além de absorverem grandes impactos nos trajetos off-road.

Quadriciclos híbridos

Como o próprio nome diz, essa é uma tentativa de mesclar as vantagens dos modelos utilitário e esportivo. Basicamente, você tem à disposição o torque dos utilitários somado à qualidade de suspensão dos esportivos.

O que é necessário para pilotar um quadriciclo?

Antes de garantir o seu próprio quadriciclo e iniciar suas novas aventuras, saiba que realizar o uso apropriado desse tipo de veículo exige a regularização de alguns documentos e acessórios. 

Carteira da habilitação

Para pilotar um quadriciclo é necessário possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A ou B, ou seja, o motorista também precisa ter mais de 18 anos. 

 

Outra possibilidade é retirar a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), essa autorização permite a direção de veículos motorizados com potência máxima de 50 cilindradas, porém também é necessário que o condutor seja maior de 18 anos. 

Emplacamento do veículo

Com a regularização do uso dos quadriciclos, feita pela Contran em 2015, é obrigatório a realização do emplacamento do veículo em sua parte traseira, como feito nas motos. 

 

Desta forma, por se tratar de um veículo emplacado, o mesmo está sujeito às taxas anuais do Detran, como IPVA e DPVAT. 

Normas de trânsito

Além de também seguir as normas de trânsito como qualquer outro veículo, com os quadriciclos é importante se atentar a algumas outras regras estipuladas pela lei. 

 

Com o emplacamento do veículo, fica autorizado o uso do mesmo em vias urbanas, mas ainda é expressamente proibida sua circulação em rodovias estaduais ou federais. 

 

Além disso, assim como nas motocicletas, também fica proibido o transporte de menores de 7 anos de idade, sujeito a infração gravíssima com aplicação de multa e suspensão do direito de dirigir. 

Equipamentos obrigatórios

Para que o quadriciclo possa rodar dentro da lei é obrigatório que ele tenha:

 

    • farol dianteiro de cor amarela ou branca;
    • lanterna na parte traseira e lanterna de freio (ambas em vermelho);
    • indicadores luminosos dianteiros e traseiros de mudança de direção;
    • espelhos retrovisores de ambos os lados;
  • velocímetro;
    • iluminação de placa traseira;
  • buzina;
  • pneus específicos para quadriciclos que ofereçam condições mínimas de segurança;
  • dispositivo de controle de ruído do motor e protetor de rodas na parte traseira.

 

Lembre-se, essas regras devem ser seguidas todas às vezes em que o veículo for pilotado, mesmo que em áreas restritas. 

 

Caso não cumpra as exigências, o condutor está sujeito às sanções legais, como multa, pontos na carteira e até a apreensão do veículo.

Como escolher um quadriciclo?

Escolher o tipo e modelo ideal de quadriciclo para suas atividades pode não parecer tão fácil assim, mas nós podemos te ajudar nessa decisão. 

Off-road ou On-road

Qual finalidade o quadriciclo terá para suas atividades? Essa é a primeira pergunta a se analisar, afinal os modelos desse veículo variam em tração e potência. 

 

Caso o seu uso seja para terrenos irregulares, os modelos off-road serão a escolha mais assertiva. 

Sistema 4×4

São veículos com mais marchas, versões modernas, equipados até mesmo com direção hidráulica. Os quadriciclos 4×4 costumam ter a condução mais leve em terrenos difíceis, como locais enlameados, alagados, montanhosos e arenosos.

Transmissão

É possível encontrar quadriciclos mono marcha, com uma marcha única, e com várias marchas, cada uma sendo ideal para uma diferente finalidade. 

 

A versão mono marcha, por exemplo, é ideal para quem deseja economizar combustível, já que não força tanto o motor. 

Cilindrada

A cilindrada é a responsável pela potência do quadriciclo, ou seja, quanto maior ela for, mais rápido o veículo irá andar.

 

Por isso, também é importante considerar o terreno onde o quadriciclo irá ser usado e o seu uso. 

Modo de partida

Aqui, você pode encontrar duas possibilidades, os quadriciclos com partida manual ou elétrica.

 

No caso dos manuais, será preciso puxar uma cordinha para fazer o motor funcionar, sendo algo mais trabalhoso e complexo.

Quanto custa um quadriciclo?

Hoje em dia, são vários os modelos desse veículo disponíveis no mercado, como de diferentes marcas, designs, potências, assim como os diferentes preços de um quadriciclo. 

 

Ou seja, os valores encontrados costumam variar bastante, sendo os modelos mais simples encontrados a partir de R$30.000,00 e outros mais sofisticados que podem ultrapassar a faixa de R$150.000,00. 

 

Além disso, também é importante levar em conta os valores gastos com acessórios extras, documentação exigida pelo Contran e também os com cuidados e manutenção. 

 

Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de veículo, que tal garantir o seu para dar início às novas aventuras? Na Oeste Marine você pode encontrar o quadriciclo ideal para suas atividades. 

 

Quer saber mais sobre eles e nossas condições? Clique aqui para falar com nossos consultores. 

 

Compartilhe
Conteúdos Relacionados
Selecionados para você