central de atendimento: 18 3223 9090 | 18 99662 9099

Vida a bordo: Dicas para viver em uma Lancha ou Barco

Muito mais que uma moradia ou aventura, muitos daqueles que são apaixonados pelo mar estão dispostos a levar a vida a bordo como um estilo de vida. 

 

Apesar das indescritíveis sensações de euforia e liberdade, escolher abandonar os confortos da vida em terra firme para viver em alto-mar é uma decisão que precisa ser muito bem estudada, levando em conta todos os benefícios, desvantagens e vulnerabilidades relacionadas ao assunto. 

 

Mas, se você se sente pronto para arrumar as malas, vender o móveis e comprar uma nova embarcação para realizar de vez o sonho de viver em alto-mar, então esse conteúdo será importante para você!

 

Descubra a seguir como é levar uma vida a bordo e ainda aproveite dicas incríveis sobre como viver em uma lancha ou barco. 

 

É possível morar em um barco?

Enquanto para alguns a ideia de viver em um barco parece uma loucura, para outros a vida a bordo já é uma linda realidade. 

 

Morar em uma embarcação não só é possível como já é uma realidade permitida em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil.

 

Mas, além dos benefícios, como o contato com a natureza, uma vista incrível da costa e a facilidade de um meio de transporte pronto para partir, ainda é preciso ressaltar que a mudança não é garantia de economia e segurança para os marujos e, por isso, é importante colocar todos os gastos no papel e comparar com a vida em terra firme. 

 

Quais são as vantagens da vida a bordo?

São várias as vantagens de se levar uma vida a bordo, a liberdade e o contato com a natureza são as principais entre elas. 

 

Por exemplo, imagine poder acordar todas as manhãs em um novo lugar, sentir a tranquilidade da natureza, explorar paisagens deslumbrantes e ter sempre uma nova cultura para conhecer em seu caminho. 

 

Mas, além dessas, podemos citar outros benefícios àqueles que estão interessados em um estilo de vida náutico, como:

 

Mobilidade

A capacidade de se deslocar facilmente de um lugar para outro é uma das maiores vantagens de se viver em um barco, assim você poderá explorar diferentes locais, navegar para diferentes cenários e desfrutar de novas paisagens sempre que lhe interessar.

 

Estilo de vida minimalista

Por ter um espaço mais limitado, a vida em um barco pode encorajar a minimização de pertences e a adoção de um modo de vida mais minimalista, o que pode ser libertador para algumas pessoas.

 

Comunidade náutica

Muitas vezes, viver em um barco significa fazer parte de uma comunidade náutica. Essa comunidade pode ser amigável, solidária e compartilhar interesses similares em relação ao mar, à navegação e à vida a bordo.

 

Custo de vida

Dependendo do tipo de barco e da localização, os custos de vida podem ser mais baixos do que em áreas urbanas. Isso pode ser especialmente atrativo para aqueles que buscam uma alternativa mais acessível para viver.

 

Experiências únicas

Viver em um barco proporciona oportunidades únicas, como a pesca diária, a observação de vida marinha, a ancoragem em lugares isolados e a vivência de eventos naturais de uma perspectiva diferenciada.

 

Autossuficiência energética

Muitos barcos estão equipados com sistemas de energia renovável, como painéis solares e turbinas eólicas, isso pode promover uma maior autossuficiência energética e uma pegada ambiental mais leve.

 

Aventura constante

A vida a bordo de um barco pode ser vista como uma aventura constante, cheia de desafios emocionantes, novas descobertas e experiências inesquecíveis.

 

Quais são as desvantagens da vida a bordo?

Embora morar em uma embarcação seja uma realidade que oferece muitas vantagens, também é importante considerar os desafios que podem surgir com esse novo estilo de vida um tanto quanto limitado. Conheça algumas desses aspectos que lhe ajudarão a tomar uma decisão sobre a vida a bordo:

 

Espaço limitado

Como já comentamos, os barcos geralmente possuem espaços limitados, o que pode tornar o armazenamento e a organização desafiadores. Pensando nisso, a falta de espaço pode ser especialmente problemática para famílias maiores ou pessoas que têm muitos pertences e não pretendem se livrar deles. 

 

Manutenção constante

Barcos requerem uma manutenção regular, podendo ser caras e demoradas. Problemas mecânicos, corrosão e danos causados pela água são comuns e precisam ser tratados imediatamente para evitar maiores complicações.

 

Isolamento social

Dependendo da localização e do estilo de vida escolhido, viver em um barco pode resultar em isolamento social, especialmente se você estiver ancorado em áreas remotas ou pouco povoadas.

 

Condições meteorológicas desafiadoras

As condições climáticas podem ser imprevisíveis e desafiadoras para quem vive em um barco. Tempestades, mar agitado e mudanças repentinas nas condições climáticas podem representar riscos e desconfortos.

 

Acesso a serviços básicos

Dependendo da localização, o acesso a serviços básicos como água potável, eletricidade confiável e instalações de eliminação de resíduos pode ser limitado.

 

Custos iniciais e contínuos

Adquirir e manter um barco pode ser caro. Os custos iniciais incluem a compra da embarcação, equipamentos de segurança e navegação, enquanto os custos contínuos envolvem combustível, manutenção e taxas de ancoragem.

 

Restrições legais e regulatórias

Existem regulamentações rigorosas para a navegação e ancoragem em muitas áreas. Cumprir essas regras pode ser complicado e exigir atenção constante às leis marítimas locais.

 

Adaptação ao estilo de vida

Nem todos se adaptam facilmente à vida em um espaço confinado e em constante movimento. A adaptação ao balanço do barco, a limitação de recursos e as restrições de espaço podem ser desafiadoras para alguns.

 

Desafios de comunicação e conectividade

Dependendo da localização, a conectividade com a internet e as redes de comunicação também podem ser limitadas. Isso pode afetar a capacidade de trabalhar remotamente ou manter contato regular com amigos e familiares.

 

Resiliência mental e física

A vida em um barco pode exigir uma maior resiliência mental e física para lidar com desafios diários, a solidão eventual e a necessidade de resolver problemas de forma independente.

 

Como viver em um barco?

Se você achou que as vantagens da vida a bordo são interessantes e atrativas e que seus desafios não serão grandes problemas para você, então agora é hora de descobrir quais são os primeiros passos para essa nova aventura. 

 

Há várias etapas que você deve considerar para garantir uma transição suave para esse estilo de vida, sendo elas:

 

Realize pesquisas e faça um bom planejamento

Busque entender e se capacitar sobre todos os assuntos relacionados a uma navegação, seja como fazer um concerto, usar os eletrônicos e até a entender a previsão do tempo. Para isso, explore blogs, fóruns e livros sobre a vida em barcos, além de conversar com pessoas que já vivem a bordo para obter insights valiosos.

 

Considere os prós e contras e avalie como o estilo de vida se alinha aos seus objetivos e valores.

 

Treinamento e certificações

Busque cursos de organizações de navegação reconhecidas, como a Guarda Costeira ou escolas de navegação. Certificações como Arrais Amador, por exemplo, podem ser exigidas em alguns lugares.

 

Escolha a embarcação

Para escolher o barco ou lancha ideal para esse novo estilo de vida, avalie suas necessidades e preferências. Considere também o tamanho do barco, o tipo de motorização, a capacidade de armazenamento, o número de cabines e as comodidades a bordo, como cozinha e banheiro.

 

Orçamento

Além do preço de compra do barco e outros gastos iniciais para a aquisição, inclua no orçamento os custos de manutenção regular, seguro, taxas de marina, combustível, reparos e atualizações. Esteja preparado para imprevistos e certifique-se de ter uma reserva financeira para isso. 

 

Localização

Ao pesquisar locais de ancoragem, considere a proximidade a serviços essenciais, a facilidade de acesso a pontos de abastecimento e a conformidade com as regulamentações locais sobre ancoragem.

 

Você poderá encontrar marinas em diversos lugares do mundo sem restrições para morar na embarcação. 

 

No Brasil, a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e a Bahia Marina, em Salvador, são bons exemplos desse tipo de marina. O dono que quiser morar no barco ancorado deve pagar o valor mensal de aproximadamente R$117 por pé. 

 

Algumas delas ainda possuem em seu espaço centros gastronômicos, vigilância 24 horas, sala de estar com acesso à internet e TV a cabo, posto de abastecimento, lojas e serviço de manutenção.

 

Conectividade

Pesquise sobre as opções de conectividade disponíveis em diferentes áreas e considere investir em equipamentos como antenas de satélite para melhorar a comunicação, especialmente se precisar de acesso à internet para trabalhar remotamente.

 

Regulamentações e documentação

Familiarize-se com as leis e regulamentos locais relacionados a barcos. Isso inclui os requisitos de registro da embarcação, licenças de navegação e as regras específicas para a ancoragem em diferentes áreas.

 

Comunidade Náutica

Participe de eventos náuticos locais, junte-se a grupos online de velejadores e participe de clubes ou associações náuticas. A comunidade pode oferecer suporte, conselhos práticos e informações valiosas.

 

Plano de emergência

Desenvolva um plano detalhado para situações de emergência, incluindo procedimentos de evacuação, pontos de encontro, contato de emergência e recursos de segurança a bordo. 

 

Lembre-se de que, para viver em um barco é fundamental estar bem preparado, tanto tecnicamente quanto mentalmente, para aproveitar ao máximo essa experiência.

 

Conclusão

Viver a bordo de uma lancha ou barco representa uma escolha de estilo de vida único, repleto de desafios emocionantes e experiências inigualáveis. 

 

Se você se sente preparado para essa jornada extraordinária, as dicas apresentadas fornecem um guia abrangente para ajudá-lo a dar os primeiros passos rumo à realização desse sonho.

Agora, que tal conhecer mais sobre as embarcações indicadas para esse tipo de experiência e encontrar a ideal para a sua nova vida a bordo? Entre em contato conosco e comece a desfrutar de uma vida única e emocionante nas águas o mais rápido possível.