BLOG

Home / Blog / Conheça os principais tipos de embarcações que podemos observar no mercado na atualidade

Conheça os principais tipos de embarcações que podemos observar no mercado na atualidade

Não é novidade para ninguém que o mercado náutico anda apresentando grandes evoluções e aumento de popularidade na atualidade, já que a grande maioria dos seus produtos e serviços estão apresentando uma maior acessibilidade. Contudo, ainda existem muitas pessoas que desconhecem as principais características deste mercado, como por exemplo, os principais tipos de embarcações da atualidade, e por conta dessa desinformação, acabam deixando de usufruir das exclusividades oferecidas pelo menos. Para mudar tal situação, nós da Oeste Marine resolvemos separar todas as informações relevantes sobre este assunto.

Afinal, o que pode ser considerado uma embarcação?

Foi aceito pela sociedade que uma embarcação se trata de qualquer estrutura na qual consiga ficar sobre a água, ou seja, qualquer estrutura que possibilite a navegação e transporte (tanto de pessoas, quanto de objetos) sobre as águas.

Uma curiosidade bem interessante sobre as embarcações, é que elas foram o primeiro meio de transporte (locomoção) inventado no mundo, já que a humanidade já se aproveitava delas desde o período paleolítico. Também é incrível pensarmos em como as embarcações estão evoluindo na atualidade, algo proveniente dos recursos e possibilidades criadas pela tecnologia.

Quais são os principais tipos de embarcações na atualidade?

Para evitar enrolação e ir direto ao assunto, ahora que você já sabe o que pode ser considerado uma embarcação, chegou o momento de visualizar todos os principais tipos de embarcações que o mercado apresenta na atualidade.

Lancha

Para começar da melhor maneira possível, não poderíamos citar outra opção de embarcação além da lancha, já que na atualidade, ela é considerada como uma das principais e mais procuradas embarcações. Ela sempre vem acompanhada de um motor, e normalmente é utilizada para atividades de pesca, momentos de lazer e até mesmo para passeios.

Veleiro

Uma das embarcações mais antigas do mundo, é o veleiro, o qual era a principal embarcação utilizada no mundo antes da criação dos motores. Esta embarcação é movida através do impacto do vento em suas velas, as quais são presas no mastro. Na atualidade, um veleiro pode ser desenvolvido e comercializado em diferentes tamanhos, portanto, é impossível definir o seu porte.

Barco Pesqueiro

Como o seu próprio nome entrega, um barco pesqueiro é considerado como um dos principais tipos de embarcações para a pesca. Ele é considerado uma embarcação de pequeno porte, facilitando a sua acessibilidade e transporte. Também vale dizer que ele costuma ser acompanhado por um motor de popa.

Iate

Considerado como uma das principais embarcações luxuosas da atualidade, um iate pode possuir um sistema focado em locomoção via motor, ou até mesmo através de velas. Ele é considerado uma embarcação de grande porte, e na maioria dos casos é utilizado como um veículo de lazer, já que o seu interior se assemelha a uma casa, principalmente no quesito de conforto.

Jet-Ski

Pode-se dizer que o Jet-ski se tornou um dos veículos náuticos mais conhecidos e famosos em todo o mundo, já que ele consegue proporcionar experiências e vivências únicas para as pessoas, além do seu preço ter se tornado mais acessível nos últimos anos. Ele pode ser utilizado como transporte, para praticar algumas atividades de lazer e até mesmo para competições.

Canoa

A canoa também pode ser considerada como um dos tipos de embarcações mais famosas na atualidade. Ela pode ser resumida por somente uma peça alongada, podendo apresentar motor, remos ou até mesmo uma vela. Essa embarcação costuma ser a principal opção de pessoas que desejam praticar esportes ou até mesmo certas atividades, como a pesca.

Caiaque

Diferentemente das outras opções citadas acima, um caiaque se trata de uma embarcação que utiliza somente os remos para se locomover. Esta embarcação costuma ser utilizada em competições esportivas e até mesmo para o transporte de uma pessoa sobre as águas.

Bote inflável

Muito utilizado como barco de segurança ou para momentos específicos, o bote inflável costuma estar presente em todas as grandes embarcações. Sua maior característica é a possibilidade de ser levado em um espaço pequeno (praticidade em seu transporte), e quando necessitar de sua utilização, ele tomará a sua forma de barco.

Navio

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar o navio, considerado como uma das maiores embarcações da atualidade. Um navio é caracterizado com conversões, um tamanho e área bem ampla, o suficiente para transportar outros barcos. Com isso, pode-se afirmar que você já sabe de tudo que é necessário sobre os principais tipos de embarcações.

×

Olá!

Apresente-se para iniciarmos nossa conversa no Whatsapp.

× Chamar no WhatsApp!