central de atendimento: 18 3223 9090 | 18 99662 9099

Cuidados durante a exposição ao sol: como se proteger em passeios de barcos?

Um casal em uma passeio de barco exposto ao sol

Nas últimas semanas, diversas regiões brasileiras foram marcadas por uma onda de calor muito intensa, o que também resultou em uma maior exposição ao sol.

 

De acordo com a análise de especialistas, as temperaturas continuarão a aumentar e podem ultrapassar 40°C, atingindo marcas “expressivamente acima da média histórica de dezembro”. Considerando esse cenário, é fundamental tomar certas precauções ao passear de barco, aproveitando cada minuto em segurança.

 

Como queremos o seu melhor, ao longo do conteúdo, vamos compartilhar uma série de cuidados para colocar em prática e evitar danos à pele em momentos de exposição ao sol. Aproveite a leitura!

 

Quais os cuidados que devemos ter com a exposição ao sol?

A exposição ao sol é de extrema importância para todos nós, visto que trata-se da principal forma de produção de vitamina D pelo corpo, além de também aumentar a produção de endorfina e promover outros benefícios à saúde. Contudo, tudo em excesso pode se tornar nocivo.

 

Quando o assunto é exposição ao sol, principalmente, em passeios de lancha, proteger a pele e tomar certas medidas para não ter nenhum tipo de problema é indispensável.

 

A seguir, confira as dicas que separamos para te ajudar a curtir os momentos a bordo!  

 

Utilize protetor solar

Embora as pessoas saibam o quanto é importante usar protetor solar, é comum que esqueçam de aplicar o filtro na pele antes da exposição ao sol e deixem de realizar a reposição a cada 2 horas. Por isso, vale a pena lembrar.

 

Na hora de escolher um protetor solar, certifique-se de que tenha um fator de proteção solar (FPS) adequado. Geralmente, o mais recomendado para exposições prolongadas é acima de 30.

 

Aplique o filtro solar, no mínimo, 30 minutos antes de se expor ao sol, lembrando de reaplicar a cada 2 horas ou mais frequentemente caso esteja nadando. E, ainda, não se esqueça de cobrir áreas como orelhas, pés e parte de trás do pescoço.

 

Aposte em roupas adequadas

Optar por roupas leves, claras e frescas, mas que cubram boa parte do corpo, é uma excelente escolha. Portanto, use camisetas de manga longa com proteção UV, saídas de praia, chapéus, bonés e óculos escuros.

 

Não podemos deixar de ressaltar que roupas especiais com classificação de proteção solar (UPF) são especialmente projetadas para bloquear os raios UV. Ao escolher uma roupa para um passeio de barco, considere a proteção proporcionada por esse tipo de tecido.

 

Mantenha-se hidratado

Quando prolongada, a exposição ao sol pode levar à desidratação. Por isso mesmo, é essencial se manter hidratado durante os passeios de barco.

 

Beba água regularmente, mesmo que não sinta sede. Em um dia comum, é recomendado que um adulto beba cerca de 2 a 2,5 litros de água. Sendo assim, dependendo da intensidade do calor, especialistas dizem que o ideal é beber ao menos 3 litros de água.

 

Além disso, dê preferência para refeições leves, compostas por alimentos frescos, frutas e verduras, o melhor é optar por alimentos que ajudam na hidratação do corpo.

 

Também é importante evitar o consumo excessivo de álcool e cafeína, isso porque essas bebidas favorecem a perda de água pelo organismo, ou seja, elas causam desidratação.  

 

Faça os seus passeios em horários estratégicos 

Entre às 10 horas e às 16 horas, os raios solares são mais intensos. Por esse motivo, planeje os seus passeios de lancha ou de jet ski para as primeiras horas da manhã ou para o final da tarde, reduzindo o nível de exposição ao sol.

 

Caso isso não seja possível, procure por sombras regularmente ou use medidas de proteção solar adicionais.

 

Use protetor labial

O protetor labial é excelente para evitar o ressecamento dos lábios e até mesmo queimaduras solares. Quando for escolher o seu, dê preferência a produtos que tenham antioxidantes e ativos antienvelhecimento.

 

Assim como o filtro solar, aplique o protetor labial pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol, o que permitirá que desfrute de proteção máxima.  

 

Como proteger crianças e idosos da exposição ao sol?

Como a pele dos bebês é muito delicada e eles não podem utilizar protetor solar até os 6 meses de idade, a proteção deve ser feita com métodos de barreira, como chapéus, bonés, roupas adequadas e guarda-sóis.

 

Já para as crianças acima dessa faixa etária, o mais aconselhado é utilizar protetor solar específico para elas e, principalmente, indicado por um dermatologista.

 

Quando falamos da proteção dos idosos, além do uso do protetor solar com frequência, também é essencial oferecer água a eles regularmente, já que sentem menos sede e são mais propensos à desidratação.

 

Depois de chegar até aqui, já sabe como aproveitar os seus passeios de barco de maneira segura e saudável, não é? Com as devidas precauções, você e toda a sua família têm a oportunidade de curtir o melhor da experiência incrível que é desbravar as águas.

 

Que tal ficar por dentro de outros conteúdos incríveis sobre o mundo náutico? Não perca tempo e mergulhe nos artigos do nosso blog!