central de atendimento: 018 3223 9090 | 018 99662 9099

Barco de fibra: quais as principais características?

 

Um homem está sentado na parte de trás de um barco de fibra

Atualizado 05/09/2023

 

O barco de fibra é uma opção versátil, robusta e que tem conquistado os amantes de embarcações. Ele apresenta muitas vantagens, como durabilidade, leveza e adaptabilidade.

É possível encontrar barcos de pesca feitos nesse material e para diversas outras necessidades, como lanchas de passeio ou para esportes aquáticos.

Mas será que o barco de fibra é ideal para você? E como escolher a embarcação certa? Confira tudo neste guia completo!

O que é um barco de fibra?

O barco de fibra é aquele construído, basicamente, com a fibra de vidro e resina. A fibra de vidro é um material composto de fibras finas de vidro entrelaçadas e impregnadas com resina epóxi ou poliéster.

A combinação de materiais traz ao barco de fibra características importantes, como leveza, resistência e durabilidade.

A construção de um barco de fibra passa por várias etapas, como a laminação das camadas de fibra e resina em moldes específicos, a cura para o endurecimento e a finalização com acabamentos e acessórios.

Vantagens e desvantagens do barco de fibra

O barco de fibra traz uma série de vantagens e por isso é uma embarcação tão popular, tanto como barco de pesca, como de outros usos e necessidades. Confira os prós e contras desse tipo de barco e entenda se ele é ideal para você.

Vantagens

As principais vantagens de um barco de fibra são:

  • Leveza: essas são embarcações mais leves quando comparadas aos de outros materiais tradicionais, como a madeira ou o metal, facilitando o transporte e a manobrabilidade;
  • Resistência: a fibra de vidro é altamente resistente à corrosão causada pela água salgada e não apodrece, assim essa é uma boa embarcação para uso em água doce e salgada;
  • Durabilidade: a combinação da fibra de vidro com a resina resulta em uma estrutura mais robusta, capaz de suportar impactos moderados e condições climáticas adversas;
  • Manutenção simplificada: quando comparados com os barcos de madeira, os de fibra de vidro costumam ter uma manutenção mais simples, sendo, ainda, embarcações fáceis de limpar e conservar;
  • Design versátil: a fibra de vidro permite personalização, por exemplo, com mais flexibilidade no formato da embarcação, criando mais variedade de barcos para diferentes necessidades e estilos;
  • Silencioso: como a fibra de vidro é um material leve e que não causa atrito, as embarcações desse material costumam ser mais silenciosas do que os barcos de alumínio e demais metais, por exemplo, o que pode ser muito importante dependendo do tipo de pescaria que você realiza.

Desvantagens

Embora apresentem inúmeras vantagens, os barcos de fibra também têm alguns pontos negativos que precisam ser avaliados, como:

  • Potencial de delaminação: com o tempo e a exposição às intempéries, pode acontecer a delaminação, ou seja, o descolamento das camadas de fibra de vidro e resina. Isso pode afetar a integridade estrutural da embarcação;
  • Desgaste do Gel Coat: o gel coat é uma camada externa do casco que fornece proteção e brilho. Com o tempo, ele pode se desgastar e exigir polimento ou revestimento;
  • Suscetibilidade a osmose: a osmose é um processo no qual a água penetra no casco de fibra, causando bolhas e danos. Mas, você pode evitar essa situação com o uso de revestimentos protetores;
  • Problemas com impactos com objetos submersos: se você for navegar em águas rasas em locais com alto risco de colisão com objetos submersos, talvez o barco de fibra de vidro não seja o ideal, porque ele é mais suscetível a danos do que as versões de alumínio ou aço.

Como escolher um bom  barco de fibra?

Para garantir que o seu barco de fibra é, de fato, a melhor escolha, existem algumas dicas que podem ajudar. Confira.

Entenda suas necessidades

Comece definindo que tipo de embarcação é ideal para o local onde você irá navegar e a atividade que irá executar. 

Caso esteja em busca de um barco de pesca, pense nas características das águas onde irá navegar (água doce ou salgada, águas rasas ou com presença de ondas e marolas etc.), entenda a sua necessidade de espaço (quantas pessoas irá pescar com você, se é preciso de viveiro e outros itens) e também onde você deixará o barco.

A partir desses pontos, será mais fácil definir se você precisa de um barco simples, uma lancha ou uma embarcação maior. E também o melhor formato de casco e os acessórios básicos que o barco de fibra deve ter.

Faça a inspeção do gel coat e do casco

Se estiver comprando um barco de fibra usado, examine cuidadosamente o casco em busca de problemas como rachaduras, bolhas, delaminação e outras avarias

Não se esqueça de avaliar o estado do gel coat (camada externa), buscando por sinais de desgaste excessivo, arranhões ou manchas.

Avalie o motor e os demais sistemas

Se o barco já vier equipado com motor, verifique se ele é adequado ao tamanho da embarcação e o estado em que se encontra. 

Procure por sinais de desgaste, corrosão e analise o funcionamento, além de solicitar o histórico de manutenção.

Aproveite e confira os demais sistemas do barco, como os elétricos, hidráulicos e de navegação, garantindo que tudo esteja em boas condições de uso.

Faça um teste na água

A melhor forma de testar uma embarcação é colocá-la na água. Durante a navegação, avalie o desempenho, manuseio e conforto

Verifique como é realizar manobras, se o barco tem uma boa velocidade, como é o local de pilotagem e se ele é adequado para os usos que você deseja.

Caso não tenha muita experiência, é importante levar um especialista com você. Como um mecânico e um marujo.

Verifique a documentação e o históricos de manutenção

Não se esqueça de avaliar se a documentação do barco de fibra está em ordem (algo importantíssimo na compra de barcos usados).

Verifique se o vendedor foi o único dono ou não. Aproveite para solicitar os registros de manutenção, histórico de reparos e registros das propriedades anteriores. Assim você terá uma boa ideia das condições em que o barco foi mantido, tentando prever possíveis problemas ocultos ou vícios de uso.

Como deve ser a manutenção do barco de fibra?

A manutenção é importantíssima para que seu barco de fibra consiga durar bons anos, além de garantir segurança e excelente desempenho. As dicas mais importantes são:

  • Limpe o barco regularmente com água doce para remover o sal, sujeira e outros resíduos;
  • Preste atenção às áreas expostas ao sol, onde o gel coat tende a desgastar com mais facilidade;
  • Faça inspeções regularmente para verificar o estado geral do casco, gel coat, acessórios, ferramentas e equipamentos. Procure por rachaduras, bolhas, sinais de delaminação, arranhões e outros danos;
  • Se encontrar problemas, faça o reparo imediatamente, usando materiais de reparo compatíveis com a fibra de vidro e as instruções do fabricante;
  • Evite deixar seu barco de fibra muito tempo exposto ao sol, porque isso pode danificar o gel coat. Use protetor específico ou cera de alta qualidade para as superfícies sensíveis;
  • Lubrifique regularmente todas as ferragens, dobradiças e outros componentes móveis, evitando a corrosão;
  • Verifique periodicamente o funcionamento dos sistemas elétricos, hidráulicos e de navegação e faça a substituição ou reparo de peças e componentes defeituosos;
  • Siga o plano de manutenção do motor, verificando regularmente o óleo, os filtros, as velas e demais partes;
  • Dependendo de onde você navegar, pode ser interessante aplicar uma tinta antivegetativa no casco, para evitar acúmulo de organismos marinhos, como algas e cracas que prejudicam o desempenho do seu barco;
  • Quando o barco não estiver em uso, armazene-o em local adequado. Se ele não ficar em marina, guarde-o em um local seguro e protegido das intempéries para evitar os danos causados pelo sol, vento e chuva.

E o barco de alumínio?

O alumínio é considerado um dos metais mais leves da atualidade. Por isso, os barcos de alumínio são menos pesados que os de fibra. Isso faz com que as embarcações desse material necessitem de uma motorização menos potente para alcançar melhores resultados, ajudando a economizar.

Além disso, o barco de alumínio é resistente, já que o material tem grande dificuldade para ser partido. Assim, esta é a embarcação ideal para quem irá navegar em águas rasas ou com risco de colisão com objetos.

Como o alumínio é um dos materiais mais resistentes à corrosão, os custos de manutenção dessa embarcação são ainda menores. Especialmente caso você opte por um barco de alta qualidade e boa construção.

Qual barco é melhor para mim?

Tanto o barco de fibra como de alumínio tem suas vantagens e desvantagens. Para escolher o ideal, você deve considerar seu estilo e os desejos em termos de navegação. 

O barco de fibra é uma opção com alta qualidade, mais sofisticação e diferentes aplicações, sendo ideal para quem deseja uma embarcação maior, mais robusta ou que ofereça mais versatilidade.

Já se você está em busca de um barco simples, com baixa manutenção e que seja leve e fácil de transportar, o barco de alumínio é ideal.

Na Oeste Marine, trabalhamos com os melhores barcos de fibra e de alumínio, de marcas reconhecidas e com alta qualidade. Assim, independentemente das suas necessidades, nós temos a embarcação certa. Conheça e confira!

 

Compartilhe
Conteúdos Relacionadas
Selecionados para você