central de atendimento: 018 3223 9090 | 018 99662 9099

Barco inflável: Entenda o que é, qual o verdadeiro intuito e descubra se realmente vale a pena obter um!

Se você possui algum interesse no mundo náutico e nas navegações, com certeza já deve ter ouvido falar alguma coisa sobre um barco inflável, já que a cada dia que passa, mais e mais pessoas estão conhecendo e compreendendo a verdadeira importância e objetivos que tais embarcações possuem.

Por se tratar de um bote, muitos navegadores tendem a menosprezar ou ignorar os barcos infláveis, entretanto, não podemos deixar de lado o fato de que eles conseguem nos proporcionar inúmeros momentos únicos de lazer, e em outras situações, podem até salvar as nossas vidas durante momentos de emergência em mar aberto.

Por se tratar de uma embarcação mais acessível e de fácil transporte, também vale dizer que muitos navegadores iniciantes vão em busca de obtê-lo. Bom, existem inúmeras características que constituem um barco inflável, e para auxiliar a espalhar tais informações, já que elas são extremamente importantes, principalmente para os navegadores, nós da Oeste Marine resolvemos disponibilizar logo abaixo.

Mas afinal, o que é um barco inflável?

Como o próprio nome indica, um barco inflável, o qual também pode ser denominado como bote inflável por conta de suas características e tamanho, é uma embarcação de pequeno porte, a qual não possui nenhum componente ou peça rígida. Na realidade, estas embarcações são constituídas por somente uma parte, a qual forma a popa, proa, casco e demais áreas de um barco tradicional.

Tal característica foi possível ser desenvolvida e apresentada por conta de seu material, já que o hypalon/neoprene ou o PVC são dois materiais que apresentam uma grande flexibilidade e de fácil manuseio. Além disso, um bote inflável possui como principal característica a sua necessidade de ser inflado (ou seja, receber ar), para apresentar a sua forma de embarcação, e assim, poder ser utilizado. Por conta de tal ponto, os botes infláveis são considerados como as embarcações com transporte mais prático e fácil presentes no mercado atual.

Qual o principal intuito desses barcos?

Pode-se dizer que um barco inflável costuma apresentar dois intuitos e objetivos únicos, os quais serão determinados a partir da situação em que o seu utilizador se encontra, e claro, dos principais objetivos do seu dono. Estes intuitos são:

Atividades em lagos ou em áreas costeiras protegidas

Como citado, os botes infláveis podem ser considerados como uma das embarcações mais acessíveis na atualidade, e por conta disso, inúmeras pessoas adquirem a mesma com o principal objetivo de aproveitar alguns momentos de lazer. Infelizmente, por se tratar de uma embarcação leve, de pequeno porte e sem motor, ela só pode ser utilizada em atividades próximas à costa, como em lagos ou em áreas protegidas. Muitas pessoas utilizam tal barco para realizar a pescaria, sendo um ótimo momento de lazer.

Emergências para navios em alto mar

Por outro lado, muitos navios também costumam utilizar os barcos infláveis como alternativa em momentos de emergência, onde a evacuação em alto mar é necessária. Mesmo sendo um barco recomendado para áreas mais tranquilas, não podemos ignorar o fato de que estes botes podem ser levados em grande quantidade (algo proporcionado pela sua característica de fácil transporte e de ser inflável), algo que é essencial em momentos de emergência, para assim, abrigar todas as pessoas presentes no navio.

Um bote inflável costuma durar por quanto tempo?

Muitas pessoas possuem dúvidas em relação a durabilidade e resistência que um bote inflável possui, já que diversos rumores em relação a tal ponto foram espalhados, fazendo com que os navegadores iniciantes acreditem que estes barcos podem ser utilizados somente 1 vez, como se fossem descartáveis.

Bom, tal pensamento está completamente errado, já que um bote inflável costuma durar até 10 anos, algo que irá variar de acordo com as suas práticas de conservação e cuidados. Contudo, é um fato de que ele lhe proporcionará inúmeros momentos de lazer antes de apresentar algum desgaste.

Um barco inflável é muito caro? Onde eu posso adquirir este bote por um preço acessível?

Por fim, mas não menos importante, também é fundamental citarmos sobre a sua compra, já que diversos lugares costumam elevar o seu preço, tornando-o completamente inacessível e abusivo. Se você deseja comprar um barco inflável com o melhor preço do mercado, recomendamos que visite a Oeste Marine, a qual é classificada como a melhor loja náutica do Brasil.

Compartilhe
News relacionadas
Selecionados para você