BLOG

Home / Blog / Proa e popa: Entenda o que significa cada termo e veja todas as suas diferenças

Proa e popa: Entenda o que significa cada termo e veja todas as suas diferenças

Pode-se dizer que a proa e popa são 2 das principais partes que qualquer embarcação apresenta, entretanto, é um fato que grande parte das pessoas confundem recorrentemente tais termos.

 

Com isso, algumas navegações acabam sendo prejudicadas por tal confusão, algo que merece uma maior atenção, e portanto, se você deseja saber todas as diferenças entre proa e popa, é fundamental que você preste muita atenção a seguir.

O que é a popa de um barco?

Começando pela popa, que é uma das partes mais conhecidas dos barcos, já que a grande maioria dos motores se localizam nesta região, pode-se dizer que tal termo se refere a parte traseira da embarcação, também conhecida como ré.

 

Além de suportar o motor na maioria dos casos, não podemos esquecer de citar que a popa possui um papel bem mais importante e essencial do que somente este, já que tal parte auxilia e influencia diretamente nas manobras da embarcação, sendo crucial para se obter uma maior dirigibilidade.

 

A história da popa das embarcações consegue ser bem interessante. Por se tratar de uma área que forma um ponto de equilíbrio, a popa não costuma apresentar muitas movimentações, e por conta disso, desde a antiguidade os capitães gostavam de fazer a sua cabine sobre a popa, sendo um ótimo ponto de conforto e acomodação para eles. Com isso, pode-se afirmar que você está mais próximo de conhecer as principais diferenças entre a proa e popa de um barco.

 

Principais tipos de Popa do mercado

Agora que você já sabe o que é a popa e sua definição, chegou o momento em que você conseguirá observar os principais tipos de popa que estão presentes no mercado na atualidade. Vale dizer que cada tipo possui as suas próprias características e objetivos únicos, algo que você deve se atentar. Os principais tipos de popa presentes no mercado na atualidade são:

  • Popa plana: Característica por seu formato completamente plano, a popa plana é mais utilizada em barcos de pequeno porte, como barcos de pesca, lanchas, entre outros;
  • Popa quadrada: Mais comuns em navios de grande porte, como cargueiros, a popa quadrada apresenta um design que resume o seu nome por si só;
  • Popa afiada: Considerada como o tipo de popa mais comum em barcos de pequeno porte e custo, como barcos de pesca, a popa afiada possui uma espécie de bico em seu design.
  • Popa de espelho: Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar a popa de espelho, que apresenta uma superfície plana, entretanto, a sua parte emersa é bem diversificada.

Vale dizer que o mercado náutico de todo o mundo apresentou inúmeras evoluções e desenvolvimentos nos últimos anos, e por conta disso, existem bem mais opções de popas do que as que foram citadas. Entretanto, as citadas acima são consideradas como as popas mais famosas entre o público no geral.

O que é a proa de um barco?

Pode-se dizer que a proa é a parte contrária da popa, ou seja, a frente do barco, sua função acaba variando de acordo com o tipo de embarcação. Vale dizer que embarcações que possuem velas, a proa é utilizada para auxiliar a subir as velas, por outro lado, em barcos motorizados, a proa é utilizada para ter uma melhor visão de tudo que está à frente da embarcação, melhorando a dirigibilidade e possibilitando experiências únicas.

Principais tipos de Proa do mercado

Para você conseguir entender de uma vez por todas as principais diferenças apresentadas pela proa e popa, e assim, nunca mais confundir estes dois termos, trouxemos uma breve lista que cita os principais tipos de proa presentes no mercado atual, que são:

 

Proa com bulbo

A proa com bulbo é um dos tipos de proa mais famosos, sendo visto em navios grandes, possibilitando eles a alcançarem uma maior velocidade e diminuir o seu consumo.

Multicascos com proas wave-piercing

Outra proa que visa o aumento da velocidade, é a wave-piercing, pois ela consegue furar a onda, impedindo a sua influência sobre a embarcação..

Proa lançada em V

Sendo a proa mais famosa entre as lanchas, a proa em formato V consegue amortecer os impactos provenientes das ondas.

Proa reta ou pouco lançada

Por fim, para você conseguir entender todas as diferenças entre proa e popa, é fundamental falarmos sobre a proa reta, muito famosa entre as lanchas, possibilitando um mergulho em alta velocidade.

×

Olá!

Apresente-se para iniciarmos nossa conversa no Whatsapp.

× Chamar no WhatsApp!