BLOG

Home / Blog / Entenda de uma vez por todas o que é uma popa do barco e todos os seus tipos existentes

Entenda de uma vez por todas o que é uma popa do barco e todos os seus tipos existentes

Não é novidade para ninguém que todo o mercado náutico está caminhando para um futuro bem próspero e acessível, levando em consideração todos os últimos avanços que tal mercado apresentou para o público. Na atualidade já conseguimos observar um pouco disso, já que a maioria dos veículos náuticos se tornaram mais acessíveis, fazendo com que inúmeras pessoas procurem pelo significado de alguns termos, como a popa do barco.

 

Contudo, por se tratar de um mercado que era extremamente limitado no quesito de público, é um fato que toda a internet ainda apresenta uma grande escassez sobre tal conteúdo, e portanto, os navegadores iniciantes não conseguem tirar as suas dúvidas. Para acabar com este problema, a Oeste Marine está tentando aumentar o portfólio de conteúdo que a internet apresenta sobre as navegações e veículos náuticos da atualidade.

 

Tendo isso em mente, se você realmente deseja entender tudo que diz respeito a popa do barco, recomendamos que você preste muita atenção em todas as informações que serão citadas a seguir, para assim, tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas!

Mas afinal, do que se trata o termo “popa do barco”?

A popa do barco é uma das partes mais conhecidas e comentadas das embarcações, já que ela possui uma grande importância e relevância para o funcionamento de todo o conjunto do barco. Este ponto é potencializado quando pensamos que a maioria dos motores estão presentes na popa.

 

Para evitar enrolação, pode-se afirmar que o termo “popa” se refere à parte traseira de um determinado barco, sendo o termo contrário da proa, que se refere à parte da frente do barco.

 

Muitas pessoas não entendem porque a traseira dos barcos e demais embarcações recebem tal nome, entretanto, estas pessoas não conhecem a história das antigas navegações, onde milhares de confusões costumavam acontecer.

 

Por que utilizamos o termo “popa”?

Popa não é o único termo náutico existente que busca se referir a alguma determinada parte do barco. Pode-se dizer que todas as partes das embarcações possuem um termo específico. 

Estes termos foram criados a muitos anos, já que antigamente, aconteciam muitas confusões que acabavam colocando as embarcações e as vidas presentes nas mesmas em completo perigo. A comunicação é uma ferramenta essencial para manter a segurança e prezar a paz de uma viagem náutica!

Com isso, todo o mundo se juntou para tentar criar um vocabulário próprio para as embarcações, e durante este período, o termo “popa do barco” foi desenvolvido, algo que podemos observar que foi extremamente aceito em todo o mundo, já que ele é utilizado até os dias atuais.

Após a globalização destes termos náuticos, foi possível observar uma grande queda no número de acidentes e confusões que aconteciam naquela época, portanto, estes termos conseguiram cumprir o seu principal objetivo.

 

View from the deck to the bow of a sail yacht tilted in a wind on a sunset

Conheça todos os tipos de popa do barco da atualidade

Algo que muitas pessoas não sabem, é que não existe somente um tipo de popa de barco, mas sim vários. Para ser mais exato, ao analisar com calma todas as opções que foram desenvolvidas até a atualidade, existem exatamente 7 tipos de popas, algo que todos os navegadores devem conhecer, principalmente aqueles que estão planejando comprar um barco. Para lhe ajudar a compreender estes tipos, fizemos uma pequena lista que explica todos, que são:

  • Quadrada: Como o próprio nome diz, possui um design quadrado e costuma ser utilizada em navios cargueiros;
  • Espelho: Encontrada em distintos tipos de navegação, a popa espalhada possui a parte superior completamente plana, enquanto a parte inferior é afunilada;
  • Plana: A popa plana é completamente plana em todas as suas dimensões, comumente utilizada em barcos de pesca e lanchas;
  • Afiliada: Possui um design extremamente semelhante a um bico, sendo uma popa encontrada principalmente em veleiros, servindo para cortar a água;
  • Canoa: Como o próprio nome diz, possui o design de uma canoa;
  • Cruiser: Uma das popas mais famosas em navios grandes, é a popa cruises, possuindo um visual bem suave;

Transom: Por fim, para você ficar por dentro de tudo sobre a popa do barco, não poderíamos deixar de citar a popa Transom, que apresenta uma área mais ampla e uma construção mais simples, diminuindo os seus custos quando comparada com a Cruiser.

×

Olá!

Apresente-se para iniciarmos nossa conversa no Whatsapp.

× Chamar no WhatsApp!