BLOG

Home / Blog / Entenda de uma vez o que é bombordo, estibordo e todos os demais termos náuticos de navegação.

Entenda de uma vez o que é bombordo, estibordo e todos os demais termos náuticos de navegação.

Se você possui algum conhecimento sobre navegação, ou se pelo menos está interessado neste vasto mundo, alguns termos já devem ter passado sobre a sua vida, como por exemplo, o bombordo. Entretanto, a maioria dos navegadores iniciantes desconhecem completamente o que é bombordo e o restante dos termos náuticos, algo que deve ser mudado o mais breve possível. 

 

Felizmente, estes termos não são extremamente complexos, facilitando a sua compreensão, mesmo pelos iniciantes. Vale dizer que desde a antiguidade, eles são considerados como termos essenciais para a navegação, ou seja, é impossível saber navegar sem ter conhecimento sobre eles.

 

Sabendo disso, caso você queira aprender de uma vez por todas o que é bombordo, recomendamos que preste muita atenção em todas as informações e dicas que serão citados a seguir, já que focaremos em todos os termos náuticos de navegação que existem na atualidade.

 

 

Afinal, o que é bombordo?

Também conhecido como porthand ou até mesmo port na língua inglesa, o Bombordo (também denominado como BB pelos brasileiros), diz respeito ao lado esquerdo de determinada embarcação. Caso você já tenha assistido alguma série ou filme que envolve embarcações, com certeza você já ouviu falar neste termo. 

 

Este termo náutico existe há milhares de anos, desde as antigas navegações, quando os portugueses se preparavam para adentrar no vasto Oceano Atlântico, e ao seu lado esquerdo, ficavam os seus portos (daí vem o significado de “bom bordo”) enquanto o seu lado esquerdo apresentava somente o oceano.

 

Por fim, também vale dizer que nas embarcações, o lado bombordo costuma ser pintado de vermelho ou alguma cor mais quente e chamativa, para assim, conseguir fazer a diferenciação de lados durante a noite.

E o termo estibordo, o que significa?

Com isso, você já deve ter entendido o que é bombordo, entretanto, o conhecimento de somente um termo náutico isolado acaba se tornando completamente inútil, sendo necessário aprender os seguintes termos em junção: estibordo, boreste, popa e proa.

 

Tendo isso em mente, pode-se dizer que o termo estibordo, também conhecido por sua sigla EB, possui o significado contrário do bombordo, ou seja, ele se refere ao lado direito de uma determinada navegação.

Esta área costuma ser iluminada por uma luz de coloração verde durante as noites, para assim, conseguir fazer a sua diferenciação de forma rápida.

 

Mas e o boreste?

Outro termo extremamente importante de ser aprendido pelos navegadores iniciantes, como citado mais acima, é o famoso boreste, também conhecido por sua sigla BE. Infelizmente, este termo costuma trazer uma grande confusão para os navegadores mais antigos, já que eles estão acostumados com os termos tradicionais.

 

De modo geral, pode-se dizer que o boreste foi desenvolvido para substituir o termo estibordo, já que muitas pessoas o confundem com bombordo em momentos de desespero, e assim, trazendo muitos riscos durante a navegação. Tendo isso em mente, lembre-se que o boreste costuma ser mais aceito do que o estibordo na atualidade

Entenda o que significa os termos popa e proa

Para finalizar com chave de ouro todos os termos náuticos, não poderíamos deixar de citar sobre a popa e proa, que se referem a importantíssimas partes das embarcações. Popa faz juz ao posterior da embarcação, ou seja, a traseira. Enquanto isso, como você já deve ter imaginado, a proa diz respeito a parte da frente de uma determinada embarcação.

Qual a importância de saber todos estes termos?

Com isso, você já conseguiu conhecer e entender o significado de todos os termos náuticos, que são: bombordo, estibordo, boreste, popa e proa. Entretanto, será que você sabe a verdadeira importância que o conhecimento destes termos possui?

 

De forma geral, estes termos são utilizados para auxiliar a navegação e evitar os erros ou confusões, que não podem acontecer de jeito nenhum durante uma aventura no mar. Estes termos foram uma maneira encontrada para globalizar os principais termos e conceitos das navegações, tornando- se uma “língua” para os navegadores.

Após isso, você já está por dentro de tudo que diz respeito sobre o que é bombordo, além dos outros termos náuticos. Lembre-se de memorizar todos os termos, pois um termo náutico de navegação isolado não irá lhe servir de nada. Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira aprender mais sobre o vasto mundo da navegação, a Oeste Marine pode lhe ajudar!

×

Olá!

Apresente-se para iniciarmos nossa conversa no Whatsapp.

× Chamar no WhatsApp!