central de atendimento: 018 3223 9090 | 018 99662 9099

Motores elétricos na náutica: potência e sustentabilidade

Os motores elétricos estão ganhando cada vez mais espaço na náutica, principalmente, devido ao avanço da tecnologia e o surgimento de soluções inovadoras.

Se antes o acesso era difícil por causa dos altos custos e das limitações tecnológicas da época, nos dias atuais, eles têm se tornado uma alternativa atrativa.

Vale dizer que o crescente interesse por opções mais sustentáveis e a preocupação com as questões ambientais está incentivando o uso desse tipo de tecnologia, que oferece uma operação silenciosa e é menos poluente.

Podemos dizer que o mercado náutico está vivendo uma transformação, visto que os motores elétricos deixaram de ser uma raridade e passaram a se tornar mais acessíveis para os amantes do universo marítimo.  

Quer entender tudo sobre o assunto, desde os principais benefícios desse tipo de motor até os modelos disponíveis no mercado? Fique conosco até o final e aproveite ao máximo a leitura!

Quais são os principais benefícios dos motores elétricos?

Extremamente inovadores e tecnológicos, os motores elétricos oferecem uma série de benefícios importantes para quem não abre mão de uma boa navegação e deseja reduzir os seus impactos na natureza.

Mais sustentabilidade

Altamente ecológicos e sustentáveis, eles emitem zero poluentes, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar e ainda reduz as emissões de gases do efeito estufa, ajudando a combater as mudanças climáticas.

Por serem mais silenciosos, não incomodam as pessoas que estão em terra firme, próximas ao local, e nem a fauna subaquática, sendo perfeitos para aqueles que amam uma pescaria.

O melhor? A falta de risco de poluição permite que os barcos equipados com motores elétricos naveguem livremente em áreas protegidas, onde os motores térmicos são proibidos para proteger o ambiente.

Maior eficiência energética

Embora poucas pessoas saibam, os motores elétricos possuem um nível maior de eficiência energética do que os motores de combustão interna, já que convertem uma porcentagem superior de energia em movimento útil.

Dessa forma, é possível diminuir o desperdício de energia e reduzir os custos operacionais a longo prazo.

Torque imediato  

Um dos pontos que mais chamam a atenção nos motores elétricos é o torque imediato, responsável por melhorar a aceleração e a resposta do barco consideravelmente, sem hesitação.  

Além de proporcionar um desempenho maior, esse aspecto contribui para uma experiência de condução mais suave e dinâmica.

Manutenção mais simples

Por contar com menos peças, esse tipo de motor conta com uma manutenção mais simples, resultando em ganho financeiro para o dono da embarcação. Quanto menor o desgaste do equipamento, mais baixos são os custos de reparo.

Quais são os motores elétricos disponíveis no mercado?

Apesar do crescimento dos motores elétricos no mercado náutico, eles ainda não são encontrados com facilidade no Brasil.

Atualmente, uma das marcas que mais se destaca com esse tipo de tecnologia, sobretudo, quando falamos de motores de popa, é a Mercury Marine.

A maior fabricante de sistemas de propulsão marítima do mundo trabalha com dois modelos elétricos, o Mercury Avator 20e e 35e.

Mercury Avator 20e e 35e

Desenvolvidos para o dia perfeito, esses dois modelos contam com baterias modulares, o que proporciona mais flexibilidade para otimizar o sistema de propulsão.

Entre os seus principais recursos, está o motor de fluxo transversal, oferecendo torque imediato e potência confiável. Resumidamente, o motor gira uma hélice de três lâminas de alto impulso que aumenta ainda mais a vida útil da bateria.

Além disso, os motores elétricos apresentam um hub integrado, chamado de Power Center, responsável por distribuir a energia armazenada no banco de baterias por todo o sistema.

Um dos benefícios do Power Center é a sua capacidade de carregar até quatro baterias simultaneamente através de uma única porta de carregamento, combinando conveniência e praticidade.

Conclusão

Como deve ter percebido ao longo do conteúdo, os motores elétricos representam uma opção sustentável que têm despertado o interesse dos navegadores.

Mesmo que não sejam facilmente encontrados no mercado náutico brasileiro, marcas como a Mercury Marine prometem abrir o caminho para essa possibilidade mais sustentável.  

Com essa transformação em curso, o universo marítimo está prestes a navegar em direção a um futuro com menos impacto ambiental, mais tecnologia e eficiência.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos incríveis e aprofundar os seus conhecimentos? Explore o nosso blog agora mesmo!

Compartilhe
Conteúdos Relacionados
Selecionados para você