BLOG

Home / Blog / Motor elétrico para barco: Tudo que você precisa saber!

Motor elétrico para barco: Tudo que você precisa saber!

Na atualidade, com o grande avanço que a tecnologia vem apresentando, todas as áreas do mundo acabaram recebendo atualizações e novidades, principalmente o mercado de veículos náuticos. É um fato que há alguns anos atrás, um motor elétrico para barco era extremamente inacessível e não apresentava as mesmas características que apresenta hoje.

 

Levando isso em consideração, o mercado de veículos náuticos cresceu consideravelmente, já que a acessibilidade possibilitou o acesso de inúmeras pessoas a estes veículos e equipamentos. Infelizmente, este crescimento ainda é muito recente, e por conta disso, podemos observar que uma grande parcela da população ainda desconhece totalmente as principais características destes motores.

 

Contudo, decidimos auxiliar o mercado a apresentar as primeiras mudanças, portanto, logo a seguir você conseguirá observar detalhadamente tudo que diz respeito a um motor elétrico para barco, portanto, trate de prestar muita atenção nas informações!

O que é um motor elétrico para barco?

Como o próprio nome diz, um motor elétrico é uma motorização que funciona totalmente por energia elétrica, usando-a como fonte de energia, e assim, transformando esta energia em energia mecânica.

 

A cada dia, a tecnologia evolui mais, e um motor elétrico para barco é um grande exemplo disso, já que há alguns anos, ninguém imaginava que existiria uma opção de motorização que não precisaria de um combustível líquido, como o diesel.

 

Principais características

Esse tipo de motorização apresenta inúmeros pontos positivos, e dentre eles, o seu silêncio e praticidade são alguns dos principais. Por se tratar de um motor mais moderno e que funciona somente com energia elétrica, ele acaba sendo extremamente silencioso, e para combinar com este ponto, a sua dirigibilidade é bem prática e precisa, sendo um motor ideal para quem deseja pescar em rios ou mares tranquilos.

 

Vale dizer que uma das maiores dúvidas que a população apresenta em relação a um barco com um motor elétrico, é sobre o tipo de local que ele pode ser utilizado. Antigamente estes barcos só funcionavam na água salgada, já que boa parte da energia elétrica era obtida através de uma operação química com a água e o sal.

Entretanto, a tecnologia deixou completamente para trás este ponto negativo dos motores elétricos, já que na atualidade, um barco equipado com tal motorização consegue rodar em águas doces e salgadas.

 

Para finalizar com chave de ouro o tópico que fala sobre as principais características de um motor elétrico, não poderíamos citar outra opção além da sustentabilidade que esta motorização apresenta, deixado completamente para trás a poluição e gastos com combustíveis.

Quais pontos você deve analisar na hora de escolher o motor do seu barco?

Levando todas essas informações em consideração, é um fato que você já está por dentro de todas as principais caracterisiticas de um motor elétrico para barco, porém, você ainda deve desconhecer os tipos e categorias que classificam esta motorização, e para lhe ajudar a escolher o motor elétrico perfeito para você, separamos todos os pontos em que você deve se atentar na hora de escolher o seu motor.

 

 

Decida entre um motor de popa e motor centro rabeta

Como o próprio nome diz, um motor de popa é localizado na popa do barco, ou seja, em sua parte traseira. Caso você esteja planejando colocar um motor elétrico em um barco pequeno, principalmente de pesca, essa é uma das melhores opções do mercado, já que ele ocupa menos espaço.

 

Entretanto, além do motor de popa, ainda existe o motor centro rabeta, sendo o mais recomendado para estas situações, por conta de ocupar um espaço ainda menor que o motor de popa, e além disso, ele também consegue proporcionar uma melhor divisão do peso sobre o barco.

Atente-se ao empuxo

Outro ponto no qual você deve se atentar, é o empuxo do motor, já que ele lhe informará do quanto de força é necessário aplicar na água para conseguir mover o barco, algo que faz muita diferença na potência.

Tensão e baterias do motor de barco

Se você está atrás de um motor elétrico para barco, é um fato que as baterias e as suas tensões são algo que você deve se preocupar, certo? Tendo isso em mente, vale dizer que existem 3 tipos distintos de sistemas, o de 12, 24 e até mesmo 36 volts. Quanto maior a voltagem, maior será o tempo em que o motor funcionará com determinada carga, portanto, tente pensar nos seus objetivos e usos.

×

Olá!

Apresente-se para iniciarmos nossa conversa no Whatsapp.

× Chamar no WhatsApp!