BLOG

Home / Blog / Mas afinal, o que é e qual a importância de saber o que é estibordo? Veja tudo que é necessário!

Mas afinal, o que é e qual a importância de saber o que é estibordo? Veja tudo que é necessário!

Se você possui algum interesse no mercado ou mundo náutico, com certeza já deve ter notado que existem alguns termos únicos utilizados pelos navegadores, como por exemplo o estibordo. Contudo, como este mercado anda apresentando um grande aumento de sibilidade, pode-se dizer que muitas pessoas estão desenvolvendo certas dúvidas em relação a estes termos, algo que compromete diretamente no potencial dos futuros navegadores, e por conta disso, nós da Oeste Marine estamos em busca de auxiliar estas pessoas a construírem uma boa base de conhecimentos.

O que é estibordo?

Considerado como um dos termos náuticos mais famosos em todo o mundo, o estibordo acabou se tornando uma grande dúvida para os navegadores iniciantes, como você observou mais acima, já que muitos deles ainda não entendem a importância que os termos náuticos possuem, e consequentemente, não sabem dos seus verdadeiros objetivos e intuitos.

Bom, dividindo o cargo com bombordo, pode-se dizer que o termo estibordo é conhecido pela maior parte das pessoas do mundo, mesmo que na maioria dos casos, o seu significado seja um ponto de interrogação. Felizmente, ao analisarmos com calma este termo, notamos que o seu significado é extremamente básico.

Bom, para evitar as enrolações, podemos afirmar que este termo se refere diretamente à parte direita de todas as embarcações (definimos a direção de acordo com a parte da frente da embarcação). Estibordo também pode ser denominado como boreste, já que em inúmeras situações, a sua confusão com o termo bombordo é feita, trazendo inúmeros pontos negativos para as viagens.

Por que este ponto das embarcações é denominado desta maneira?

Se você está entrando no vasto mundo das navegações agora, com certeza deve possuir diversas dúvidas, principalmente quando o assunto se refere aos termos náuticos, como o estibordo. Por conta disso, nós da Oeste Marine resolvemos trazer uma explicação extremamente sólida sobre tudo que você necessita saber em relação a estes termos. Estas informações serão separadas em 3 tópicos, sendo eles:

História

Como você já deve ter observado em livros e até mesmo em algumas histórias, as embarcações foram desenvolvidas pela sociedade há muito tempo atrás, e portanto, podem ser consideradas como um dos meios de locomoção mais antigos de todo o mundo. Assim como qualquer outro meio de locomoção, as embarcações passaram por diversas mudanças e aprimoramentos até chegar no momento atual.

Dentre estas mudanças, podemos citar sobre a nomenclatura de suas áreas, já que muitos navegadores possuiam uma grande dificuldade de se comunicar em momentos de risco e emergências, algo que era um tanto quanto comum antigamente. Por conta desta dificuldade, diversas confusões e erros eram cometidos, os quais costumam comprometer a segurança de toda a embarcação no geral.

Para contornar tais problemas, os termos náuticos foram desenvolvidos, evitando com que os navegadores se confundam entre os comandos e informações em momentos necessários.

Segurança na atualidade

Assim como estes termos entregavam uma maior segurança durante a antiguidade, não podemos ignorar o fato de que até hoje eles possuem um papel fundamental neste quesito, e por conta disso, ainda são utilizados em todo o mundo. Obviamente a quantidade de situações de risco e emergências diminuíram consideravelmente quando comparamos com alguns séculos atrás, entretanto, eles ainda existem!

Para evitar que estes momentos se tornem um problema ainda maior, estes termos são utilizados, facilitando a comunicação entre todos os navegadores, e assim, realizando a melhor ação ou estratégia para fugir de determinada situação.

Globalização

Por fim, mas não menos importante, também vale dizer que estes termos trouxeram uma globalização para a comunicação de navegadores de todo o mundo, independente da sua língua nativa. Tal ponto merece uma maior atenção, já que a globalização é algo extremamente positivo, ainda mais quando estamos nos referindo a termos que devem auxiliar na comunicação de pessoas de diferentes regiões.

Mais algum outro ponto das embarcações possui outros nomes?

Ainda vale dizer que os termos estibordo (ou boreste) e bombordo não são os únicos termos náuticos existentes, e caso você realmente possua um maior interesse no mundo das navegações, é fundamental que você conheça e aprenda todos os termos existentes, já que tal conhecimento lhe ajudará a ser um navegador de sucesso. Dentre os termos náuticos mais conhecidos na atualidade, podemos citar: popa, proa, mastro, casco, entre outros.

×

Olá!

Apresente-se para iniciarmos nossa conversa no Whatsapp.

× Chamar no WhatsApp!