BLOG

Home / Blog / Barco de vela: Entenda o que é e como funciona esta embarcação extremamente tradicional

Barco de vela: Entenda o que é e como funciona esta embarcação extremamente tradicional

É um fato que um barco de vela é considerado como uma das navegações mais antigas e tradicionais de todo o mundo, já que de acordo com os marcos e registros históricos, estas embarcações eram utilizadas desde antes da época do descobrimento do Brasil. Contudo, mesmo sendo uma categoria de embarcação extremamente tradicional, não podemos ignorar o fato de que ainda existem muitas pessoas que sentem certas dúvidas sobre elas.

Contudo, este ponto deve ser mudado o mais rápido possível, pois estas embarcações podem ser utilizadas na atualidade (em um tamanho menor, claro), para assim, conseguir obter um barco completamente econômico (não necessita de combustível), barato e com uma boa resistência.

 

Entretanto, mesmo com todas estas características, a maioria das pessoas ainda preferem os barcos mais modernos e motorizados. Contudo, o conhecimento sobre estes barcos ainda auxilia a entender um pouco mais sobre como chegamos no momento atual em relação às embarcações. Tendo isso em mente, caso você deseje aprender tudo que diz respeito a um barco de vela, recomendamos que preste muita atenção nas informações a seguir.

O que é um barco de vela?

Como o próprio nome diz, um barco velero, também conhecido como barco vela, é um tipo de barco que é movido parcialmente, ou completamente por pequenas velas, que conseguem proporcionar uma força e potência bem interessante quando utilizadas da forma correta.

É um fato que a grande maioria das pessoas que sentem dúvidas em relação a este tipo de barco, é que estas dúvidas são referentes ao seu funcionamento, já que as velas ganham força somente com o aproveitamento do vento.

Também vale dizer dizer que para conseguir controlar e “dirigir” um barco deste com maestria, principalmente se for um barco de grande porte, é fundamental ter um amplo conhecimento sobre a embarcação em si, algo que pouquíssimas pessoas possuem na atualidade, já que estas embarcações foram deixadas para o passado pela grande maioria, por conta do avanço da tecnologia e opções modernas.

 

Como ele funciona?

Para auxiliar mais pessoas a entenderem como funciona um barco de vela, uma das embarcações mais antigas e tradicionais de todo mundo, nós da Oeste Marine, decidimos separar 3 tópicos importantes que qualquer pessoa deve saber, que são:

Velas

Como o movimento e potência do barco são oferecidos pelas velas, é fundamental que você entenda como elas funcionam na prática. Estas velas são formadas por um tecido que absorve extremamente bem o vento, e por conta disso, acaba causando uma atração extremamente forte ao entrar em contato com uma corrente de vento. Por conta desta corrente, as velas são impulsionadas e conseguem fazer a lei da ação e reação agir entre o barco e a água.

Leme

Se você tiver alguma dúvida referente a movimentação e desvio de um barco de vela, pode-se dizer que você ainda não conhece o leme! O leme se trata de uma estrutura localizada do meio para a popa do navio, indo desde a superfície até a parte debaixo da embarcação. Este leme acaba funcionando como um “volante”, permitindo ao navio se deslocar para os lados.

Orientação

Por fim, mas não menos importante, qualquer pessoa que deseja aprender um pouco mais sobre o funcionamento de um barco vela necessita fazer breves estudos sobre orientações, para assim, conseguir descobrir como realizar o melhor aproveitamento do vento em relação a direção que o barco está indo e a direção do leme.

 

Nomenclaturas sobre as partes de um barco de vela

Algo que você deve conhecer sobre o barco de vela, são as nomenclaturas de suas partes, já que cada uma delas possui uma grande importância para o funcionamento do barco. As principais nomenclaturas das partes deste tipo de barco são:

  • Proa;
  • Popa ;
  • Mastro;
  • Quilha;
  • Vela Mestra;
  • Roda de Leme;
  • Adriças;
  • Escotas.

Qual a vantagem deste tipo de barco?

Pode-se dizer que este tipo de embarcação possui 2 vantagens que o torna extremamente chamativo até os dias atuais, algo que a tecnologia ainda deve demorar um pouco para conseguir superar.

A primeira, como você já deve imaginar, é a possibilidade que este barco possui para navegar sem gastar nenhum combustível, algo que está extremamente valorizado na atualidade. O segundo ponto, é o seu preço, pois ele não apresenta nenhuma tecnologia extremamente moderna e cara, e por conta disso, é bem mais acessível. Com isso, pode ser afirmado que você já sabe de tudo que diz respeito a um barco de vela.

×

Olá!

Apresente-se para iniciarmos nossa conversa no Whatsapp.

× Chamar no WhatsApp!