BLOG

Home / Blog / Barco de Fibra x Barco de Aluminio: Conheça as principais diferenças e escolha a melhor opção para você!

Barco de Fibra x Barco de Aluminio: Conheça as principais diferenças e escolha a melhor opção para você!

Com o avanço do mercado náutico e o aumento de sua popularidade, inúmeras pessoas começaram a pesquisar os melhores tipos de barcos na atualidade. Uma das principais opções citadas durante estas pesquisas, é o barco de fibra, o qual é muito comparado com um barco de alumínio.

Infelizmente, por conta de tal comparação, milhares de pessoas acabaram desenvolvendo a dúvida sobre qual destes dois caminhos seguir, e para auxiliar estas pessoas a se decidirem, nós da Oeste Marine resolvemos separar e disponibilizar todas as principais características destes barcos, algo que você poderá observar logo abaixo.

Principais caracterisiticas de um barco de alumínio

Para evitar enrolação e lhe mostrar todas as principais diferenças de um barco de fibra e um barco de alumínio, começamos separando todas as principais características dos barcos de alumínio. Vale dizer que cada modelo possui os seus próprios pontos fortes, entretanto, é comum observarmos todos estes pontos nesta categoria:

Peso do barco

O alumínio é considerado como um dos metais mais leves existentes na atualidade, e por conta disso, os barcos feitos com tal material conseguem herdar completamente essa característica, e portanto, costumam apresentar um peso inferior aos demais. Vale dizer que este peso favorece a motorização da embarcação, que deverá apresentar uma menor potência para alcançar maiores e melhores resultados, já que o atrito entre o barco e a água reduzirá consideravelmente.

Resistência

Não é só porque um barco de alumínio é mais leve que o normal que a sua resistência e durabilidade é inferior. Na realidade, este ponto acaba tendo uma resposta completamente ao contrário do esperado, já que um casco feito de alumínio consegue ser extremamente resistente e ainda possui grande dificuldade para ser partido, e por conta disso, é difícil observarmos que um barco de alumínio apresentou alguma danificação severa.

Custos

Os custos de se manter um barco estão diretamente ligados ao seu público alvo, e pode-se dizer que o alumínio é um dos metais mais resistentes à corrosão natural, e por conta disso, os seus custos de manutenção costumam ser mínimos. Este ponto é potencializado quando pensamos nos barcos de alta qualidade e boa construção, como os oferecidos pela Oeste Marine.

Principais caracterisiticas de um barco de fibra

Agora que você já conhece todas as principais caracterisiticas de um barco de aluminio, chegou o momento de conhecer todas as principais caracterisiticas que se referem a um barco de fibra, que são:

Construção

O primeiro ponto que não poderia ser deixado de ser citado de um barco de fibra, é em relação a sua construção. Como você já deve saber, a fibra de vidro em si costuma ser extremamente flexível e maleável, e por conta disso, torna-se fácil realizar uma moldura específica com tal material, facilitando ainda mais a fabricação dos barcos. Outro ponto positivo de tal material, é a sua resistência em relação às relações climáticas e aquáticas (como a umidade), e portanto, ele acaba sendo um material extremamente recomendado para ser utilizado em áreas nativas.

Manutenção

A manutenção é um dos pontos mais fortes destes barcos, já que a sua maior resistência possibilita uma utilização mais agressiva (como por exemplo, em praias), e ainda assim, não costuma apresentar a necessidade de realizar manutenções com tanta frequência quanto um barco feito de alumínio.

Peso

Vale dizer que esta embarcação perde para os barcos de alumínio no quesito de peso, entretanto, não podemos ignorar o fato de que eles também são extremamente leves, facilitando o trabalho do motor.

Silencioso

Por fim, mas não menos importante, um barco de fibra possui um material mais leve e que causa menos atrito, e por conta disso, o seu barulho conforme os passeios são inferiores a todos os barcos feitos de alumínio ou qualquer outro metal, portanto, estes barcos são as principais opções de quem prefere algo mais silencioso e suave.

Afinal, qual barco eu devo escolher para mim?

Após observar e analisar com calma todas as informações citadas acima, você deverá levar em consideração as suas condições e preferências, para assim, decidir qual a melhor categoria de barco para você. Vale dizer que para aquelas pessoas que não desejam ter muitos gastos, um barco de alumínio pode ser a melhor opção, enquanto para aquelas pessoas que não se importam em pagar um pouco mais para obter uma embarcação de melhor qualidade e com características únicas, um barco de fibra é a escolha perfeita!

×

Olá!

Apresente-se para iniciarmos nossa conversa no Whatsapp.

× Chamar no WhatsApp!